Gestão de estoque na prestação de serviço logístico
tcc
A gestão do estoque é um processo essencial para as organizações de todos os portes, uma vez que os estoques são um dos ativos de maior valor em uma empresa e são eles que norteiam boa parte do fluxo de caixa de uma organização. Logo, uma gestão de estoque de qualidade é fundamental para o crescimento sustentável de um negócio e a chave que pode proporcionar aos administradores de empresa o diferencial necessário para se destacarem em seu nicho de mercado. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo principal analisar o atual formato de armazenamento dos produtos e apurar se é eficaz para a separação de pedidos de um novo cliente, que trabalha com produtos do segmento fashion, e se há espaço para ganhos de eficiência. Para tal, foram coletados dados, junto à uma empresa prestadora de serviços, das movimentações de mercadoria deste cliente, de onde foi possível entender o processo de gestão do estoque, a forma de armazenagem dos antigos clientes e criar a classificação da curva ABC dos produtos. Pôde-se identificar que a empresa, mesmo com profissionais qualificados e sistemas de gestão de estoque inteligente, como WMS (que é a sigla para Warehouse Management System ou sistema de gerenciamento de armazém), não pode se estagnar em seus processos e deve sempre se manter atualizada e atenta as ferramentas disponíveis ou em elaboração, para evitar maiores dificuldades em fazer uma reestruturação de sua gestão de estoque e atender os novos clientes, que podem ser de segmentos diferentes dos já existentes na empresa.
Inventory management is an essential process for organizations of all sizes, since inventories are one of the most valuable assets in a company and they guide a large part of an organization's cash flow. Therefore, quality stock management is essential for the sustainable growth of a business and the key that can provide company administrators with the necessary differential to stand out in their market niche. Therefore, the main objective of the work was to analyze the current storage format of products and to determine whether it is effective for separating orders from a new client, who works with products in the fashion segment, and whether there is room for efficiency gains. To this end, data were collected from a service provider company on the movement of goods from this customer, from which it was possible to understand the inventory management process, the way old customers store and create the ABC curve classification of the products. It was possible to identify that the company, even with qualified professionals and intelligent stock management systems, such as WMS (which is the acronym for Warehouse Management System or warehouse management system), cannot stagnate in its processes and must always keep the tools available or under development up to date and attentive, to avoid greater difficulties in restructuring your inventory management and serving new customers, who may be from different segments than those already existing in the company.
- Engenharias643
Redes Sociais