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A inclusão da história e cultura afro-brasileira na alfabetização através do ensino baseado em projetos no ensino híbrido

dc.contributor.advisorCardoso, Sâmela Pedrada
dc.contributor.authorMagnoler, Eliane Alves Luz
dc.date.accessioned2023-11-24T18:05:35Z
dc.date.available2023-11-24T18:05:35Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMAGNOLER, Eliane Alves Luz. A inclusão da história e cultura afro-brasileira na alfabetização através do ensino baseado em projetos no ensino híbrido. 2023. 103 f. Monografia (Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas para educação profissional e tecnológica ) - Instituto Federal do Espírito Santo, Serra, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3827
dc.description.abstractDiante dos fatos ocorridos em 2020, devido a pandemia, os professores tiveram que desenvolver competências técnicas digitais em ambientes virtuais rapidamente, considerando que o ensino e aprendizagem ocorreram em grande parte de forma remota. Tanto os profissionais, como também os alunos e familiares, se depararam com inúmeros desafios. Incorporar as tecnologias nas práticas dos professores e também nos seus planejamentos, provocou o desenvolvimento de habilidades e competências para lidar com esses desafios. O trabalho teve dois objetivos: primeiro, promover uma discussão que demonstre a importância de aliar as tecnologias a projetos escolares no novo cenário global, por meio do ensino híbrido, tendo como ferramentas de apoio o WhatsApp e a plataforma Youtube e segundo, inserir a história e cultura africana e afro brasileira no processo de alfabetização. Paraesse fim foi elaborado um projeto que abordou a temática africana, que atendeu a obrigatoriedade da Lei 10.639/03 nos currículos escolares e concomitantemente foi inserido no plano de ensino atividades interdisciplinares por meio do ensino baseado em projetos, no ensinohíbrido. A metodologia da pesquisa de campo foi a observação participante, com aporte no artigo de Janote Pires Marques e seu diálogo nos trabalhos de Bronislaw Malonowski e Willliam Foote Whyte (2016). O estudo do ensino-aprendizagem foi fundamentado em especialistas como Luckesi, Saviani, Libâneo, Vygotsky, Rogers, Piaget, Hoffmann, Ferreiro e Teberosky, Bakhtin, Arroyo,Franco, Montessori e Magda Soares, autores de suma importância no processo ensino- aprendizagem da alfabetização. Ossujeitos, focos da intervenção pedagógica, foi uma turma dosegundo ano do ensino fundamental, que se encontravam em fase de apropriação da leitura e daescrita, portanto, as atividades contemplaram estudos de consciência fonológica. Os estudos para discussão dos dados étnico raciais tiveram aporte em Marina de Melo e Souza, KabengeleMunanga, Nilma Lino Gomes, Nei Lopes, Frantz Fanon, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractFaced with the events that occurred in 2020, due to the pandemic, teachers had to quickly develop digital technical skills in virtual environments, considering that teaching and learning took place largely remotely. Both professionals, as well as students and family members, faced numerous challenges. Incorporating technologies into teachers' practices and also into their planning led to the development of skills and competences to deal with these challenges. The work had two objectives: first, to promote a discussion that demonstrates the importance of combining technologies with school projects in the new global scenario, throughhybrid teaching, using Whatzapp and the Youtube platform as support tools, and second, to insert the story and African and Afro-Brazilian culture in the literacy process. To this end, a project was developed that addressed the African theme, which met the obligation of Law 10.639/03 in school curricula and concomitantly was inserted in the teaching plan interdisciplinary activities through project-based teaching, in hybrid teaching. The field research methodology was participant observation, supported by the article by Janote Pires Marques and its dialogue in the works of Bronislaw Malonowski and Willliam Foote Whyte (2016). The study of teaching-learning was based on specialists such as Luckesi, Saviani, Libâneo, Vygotsky, Rogers, Piaget, Hoffmann, Ferreiro and Teberosky, Bakhtin, Arroyo, Franco, Montessori and Magda Soares, authors of paramount importance in the teaching- learning process of literacy. The subjects, focus of the pedagogical intervention, were a group of the second year of elementary school, who were in the process of appropriating reading andwriting, therefore, the activities included studies of phonological awareness. The studies for discussing ethnic-racial data were supported by Marina de Melo e Souza, Kabengele Munanga,Nilma Lino Gomes, Nei Lopes, Frantz Fanon, among others.pt_BR
dc.format.extent103 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.titleA inclusão da história e cultura afro-brasileira na alfabetização através do ensino baseado em projetos no ensino híbridopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberCoelho, Denise Carla Goldner
dc.contributor.memberBorsatto, Andiara Rosa dos Santos


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