dc.contributor.advisor | Cardoso, Sâmela Pedrada | |
dc.contributor.author | Magnoler, Eliane Alves Luz | |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T18:05:35Z | |
dc.date.available | 2023-11-24T18:05:35Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MAGNOLER, Eliane Alves Luz. A inclusão da história e cultura afro-brasileira na alfabetização através do ensino baseado em projetos no ensino híbrido. 2023. 103 f. Monografia (Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas para educação profissional e tecnológica ) - Instituto Federal do Espírito Santo, Serra, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3827 | |
dc.description.abstract | Diante dos fatos ocorridos em 2020, devido a pandemia, os professores tiveram que desenvolver
competências técnicas digitais em ambientes virtuais rapidamente, considerando que o ensino
e aprendizagem ocorreram em grande parte de forma remota. Tanto os profissionais, como
também os alunos e familiares, se depararam com inúmeros desafios. Incorporar as tecnologias
nas práticas dos professores e também nos seus planejamentos, provocou o desenvolvimento de
habilidades e competências para lidar com esses desafios.
O trabalho teve dois objetivos: primeiro, promover uma discussão que demonstre a importância
de aliar as tecnologias a projetos escolares no novo cenário global, por meio do ensino híbrido,
tendo como ferramentas de apoio o WhatsApp e a plataforma Youtube e segundo, inserir a
história e cultura africana e afro brasileira no processo de alfabetização. Paraesse fim foi
elaborado um projeto que abordou a temática africana, que atendeu a obrigatoriedade da Lei
10.639/03 nos currículos escolares e concomitantemente foi inserido no plano de ensino
atividades interdisciplinares por meio do ensino baseado em projetos, no ensinohíbrido. A
metodologia da pesquisa de campo foi a observação participante, com aporte no artigo de Janote
Pires Marques e seu diálogo nos trabalhos de Bronislaw Malonowski e Willliam Foote Whyte
(2016).
O estudo do ensino-aprendizagem foi fundamentado em especialistas como Luckesi, Saviani,
Libâneo, Vygotsky, Rogers, Piaget, Hoffmann, Ferreiro e Teberosky, Bakhtin, Arroyo,Franco,
Montessori e Magda Soares, autores de suma importância no processo ensino- aprendizagem
da alfabetização. Ossujeitos, focos da intervenção pedagógica, foi uma turma dosegundo ano do
ensino fundamental, que se encontravam em fase de apropriação da leitura e daescrita, portanto,
as atividades contemplaram estudos de consciência fonológica. Os estudos para discussão dos
dados étnico raciais tiveram aporte em Marina de Melo e Souza, KabengeleMunanga, Nilma
Lino Gomes, Nei Lopes, Frantz Fanon, entre outros. | pt_BR |
dc.description.abstract | Faced with the events that occurred in 2020, due to the pandemic, teachers had to quickly
develop digital technical skills in virtual environments, considering that teaching and learning
took place largely remotely. Both professionals, as well as students and family members, faced
numerous challenges. Incorporating technologies into teachers' practices and also into their
planning led to the development of skills and competences to deal with these challenges.
The work had two objectives: first, to promote a discussion that demonstrates the importance
of combining technologies with school projects in the new global scenario, throughhybrid
teaching, using Whatzapp and the Youtube platform as support tools, and second, to insert the
story and African and Afro-Brazilian culture in the literacy process. To this end, a project was
developed that addressed the African theme, which met the obligation of Law 10.639/03 in
school curricula and concomitantly was inserted in the teaching plan interdisciplinary activities
through project-based teaching, in hybrid teaching. The field research methodology was
participant observation, supported by the article by Janote Pires Marques and its dialogue in the
works of Bronislaw Malonowski and Willliam Foote Whyte (2016).
The study of teaching-learning was based on specialists such as Luckesi, Saviani, Libâneo,
Vygotsky, Rogers, Piaget, Hoffmann, Ferreiro and Teberosky, Bakhtin, Arroyo, Franco,
Montessori and Magda Soares, authors of paramount importance in the teaching- learning
process of literacy. The subjects, focus of the pedagogical intervention, were a group of the
second year of elementary school, who were in the process of appropriating reading andwriting,
therefore, the activities included studies of phonological awareness. The studies for discussing
ethnic-racial data were supported by Marina de Melo e Souza, Kabengele Munanga,Nilma Lino
Gomes, Nei Lopes, Frantz Fanon, among others. | pt_BR |
dc.format.extent | 103 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.title | A inclusão da história e cultura afro-brasileira na alfabetização através do ensino baseado em projetos no ensino híbrido | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Serra | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Serra | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Coelho, Denise Carla Goldner | |
dc.contributor.member | Borsatto, Andiara Rosa dos Santos | |
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