A sala de aula invertida no ensino de Geografia para turmas de Pré-ENEM

Rocon, Eliana Cassia (2022-03-23)

tcc

RESUMO Estamos em constante movimento. O mundo não é estático. As tecnologias estão se desenvolvendo cada vez mais e é preciso acompanhar todo este processo avaliando as implicações de seu uso nas várias esferas da vida, sendo a educação uma delas. As salas de aula são compostas por diversos sujeitos, cada um com sua especificidade e, nos últimos tempos, sempre conectados às tecnologias. Sabendo disso, como trabalhar os conteúdos fazendo com que os estudantes sejam participantes ativos nesse processo? De que forma a tecnologia pode ser uma aliada neste processo? Nesse sentido, as metodologias ativas podem apontar uma direção. Portanto, esta pesquisa tem como temática essa discussão, mais especificamente, acerca do ensino de Geografia, por meio da sala de aula invertida para estudantes de cursinho de Pré-Enem. O objetivo foi elaborar uma proposta de sequência didática baseada na metodologia da sala de aula invertida para aulas de Geografia em cursos Pré-Enem. A metodologia utilizada foi qualitativa e consistiu em uma revisão de literatura sobre sala de aula invertida nas aulas de Geografia, sendo ele, uma sequência didática sobre o tema “transformações urbanas e seus conceitos”. Os resultados da revisão de literatura permitiram avaliar as potencialidades e as dificuldades sobre o método da sala de aula invertida e, assim, elaborar um produto para intervenção pedagógica que considerasse os desafios e potencialidades do método. A partir da revisão de literatura, conclui-se que a sala de aula invertida tem mais pontos positivos do que negativos e que contribui de forma eficaz para o ensino-aprendizagem, além da otimização do tempo nas aulas, fazendo com que elas sejam mais proveitosas, e que a produção de uma sequência didática para uso nas aulas de Geografia para cursos de Pré-Enem, deve contemplar outros meios de ensino, além dos métodos tradicionais proporcionando aulas mais interativas e dinâmicas.

ABSTRACT We are in constant motion. The world is not static. Technologies are developing more and more and it is necessary to follow this whole process, evaluating the implications of its use in various spheres of life, education being one of them. Classrooms are composed of several subjects, each with its own specificity and, recently, always connected to technologies. Knowing this, how can we work the contents so that the students become active participants in this process? How can technology be an ally in this process? In this sense, the active methodologies can point us in a direction. Therefore, this research has this discussion as its theme, more specifically, about the teaching of Geography, by means of the flipped classroom, for students in a Pré-ENEM course. The objective was to elaborate a proposal for a didactic sequence based on the flipped classroom methodology for Geography classes in Pré-ENEM courses. The methodology used was qualitative and consisted of a literature review on flipped classroom in Geography classes, with the purpose of producing a product for pedagogical intervention, that is, a didactic sequence on the theme "urban transformations and their concepts". The results of the literature review allowed us to evaluate the potentialities and difficulties of the flipped classroom method and, thus, to elaborate a product for intervention that considered the challenges and potentialities of the method. From the literature review, it is concluded that the flipped classroom has more positive than negative points and that it contributes effectively to teaching-learning, besides the optimization of time in classes, making them more profitable and that the production of a didactic sequence for use in Geography classes for Pre-Enem courses, should contemplate other means of teaching, besides traditional methods, providing more interactive and dynamic classes.


Collections: