Show simple item record

CULTURA AUTORITÁRIA BRASILEIRA E GESTÃO (ANTI)DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIREANA

dc.contributor.advisorBERTUANI, Adeylson Lichtenheld Craus
dc.contributor.authorLima, Yago Felipe Campelo de
dc.date.accessioned2023-11-20T16:53:38Z
dc.date.available2023-11-20T16:53:38Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationLIMA, Yago Felipe Campelo. Cultura autoritária brasileira e gestão (anti)democrática da escola: contribuições da pedagogia freireana. 2023. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar para os Profissionais da Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3812
dc.description.abstractEsta breve e introdutória pesquisa bibliográfica, tem por objetivo, uma reflexão sobre Gestão (Anti)Democrática da escola e suas possíveis relações com nossa histórica cultura autoritária brasileira. A partir desta constatação, buscaremos analisar e avaliar como a pedagogia substancialmente democrática de Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira, nos oferece subsídios e ferramentas viáveis para a democratização de nossas escolas, e para o exercício de aprendizado da democracia através da prática educativa. Acreditamos, a partir da literatura estudada (sobretudo a freireana), e das experiências práticas vivenciadas no cotidiano escolar, que não é possível compreendermos os porquês de ainda estarmos “engatinhando” na implementação e efetivação de Gestões Democráticas em nossas escolas, sem analisarmos nossa história formativa, sem um olhar para o passado, para os caminhos que nos trouxeram até aqui. A questão da nossa inexperiência democrática, tal como teorizou Paulo Freire, apresenta-se como um elemento importante para se analisar/compreender, bem como as possibilidades de efetivação da Gestão Democrática na escola.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectDemocracia. Autoritarismo. Gestão Democrática. Escola. Paulo Freirept_BR
dc.titleCULTURA AUTORITÁRIA BRASILEIRA E GESTÃO (ANTI)DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIREANApt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Maria de Jetibá - ESpt_BR
ifes.campusCampus_Centro-Serranopt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5893868418892665pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Centro-Serranopt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0781301671109770pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0781301671109770pt_BR
ifes.course.undergraduateEspecialização em Gestão Escolar para os Profissionais da Educação
ifes.course.undergraduateEspecialização em Gestão Escolar para os Profissionais da Educação
dc.contributor.memberCASTOR, Kátia Gonçalves


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record