dc.contributor.advisor | BERTUANI, Adeylson Lichtenheld Craus | |
dc.contributor.author | Lima, Yago Felipe Campelo de | |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T16:53:38Z | |
dc.date.available | 2023-11-20T16:53:38Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Yago Felipe Campelo. Cultura autoritária brasileira e gestão (anti)democrática da escola: contribuições da pedagogia freireana. 2023. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar para os Profissionais da Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3812 | |
dc.description.abstract | Esta breve e introdutória pesquisa bibliográfica, tem por objetivo, uma reflexão sobre Gestão
(Anti)Democrática da escola e suas possíveis relações com nossa histórica cultura autoritária
brasileira. A partir desta constatação, buscaremos analisar e avaliar como a pedagogia
substancialmente democrática de Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira, nos oferece
subsídios e ferramentas viáveis para a democratização de nossas escolas, e para o exercício de
aprendizado da democracia através da prática educativa. Acreditamos, a partir da literatura
estudada (sobretudo a freireana), e das experiências práticas vivenciadas no cotidiano escolar,
que não é possível compreendermos os porquês de ainda estarmos “engatinhando” na
implementação e efetivação de Gestões Democráticas em nossas escolas, sem analisarmos
nossa história formativa, sem um olhar para o passado, para os caminhos que nos trouxeram
até aqui. A questão da nossa inexperiência democrática, tal como teorizou Paulo Freire,
apresenta-se como um elemento importante para se analisar/compreender, bem como as
possibilidades de efetivação da Gestão Democrática na escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Democracia. Autoritarismo. Gestão Democrática. Escola. Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | CULTURA AUTORITÁRIA BRASILEIRA E GESTÃO (ANTI)DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIREANA | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Maria de Jetibá - ES | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Centro-Serrano | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5893868418892665 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Centro-Serrano | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0781301671109770 | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0781301671109770 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Especialização em Gestão Escolar para os Profissionais da Educação | |
ifes.course.undergraduate | Especialização em Gestão Escolar para os Profissionais da Educação | |
dc.contributor.member | CASTOR, Kátia Gonçalves | |
Redes Sociais