CULTURA AUTORITÁRIA BRASILEIRA E GESTÃO (ANTI)DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIREANA
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Esta breve e introdutória pesquisa bibliográfica, tem por objetivo, uma reflexão sobre Gestão (Anti)Democrática da escola e suas possíveis relações com nossa histórica cultura autoritária brasileira. A partir desta constatação, buscaremos analisar e avaliar como a pedagogia substancialmente democrática de Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira, nos oferece subsídios e ferramentas viáveis para a democratização de nossas escolas, e para o exercício de aprendizado da democracia através da prática educativa. Acreditamos, a partir da literatura estudada (sobretudo a freireana), e das experiências práticas vivenciadas no cotidiano escolar, que não é possível compreendermos os porquês de ainda estarmos “engatinhando” na implementação e efetivação de Gestões Democráticas em nossas escolas, sem analisarmos nossa história formativa, sem um olhar para o passado, para os caminhos que nos trouxeram até aqui. A questão da nossa inexperiência democrática, tal como teorizou Paulo Freire, apresenta-se como um elemento importante para se analisar/compreender, bem como as possibilidades de efetivação da Gestão Democrática na escola.
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