Avaliação da proposta de um jogo sério digital em logística interna de armazenagem para o ensino do curso de Engenharia de Produção

Menezes, Jéssica Costa (2023)

tcc

Dentre as principais competências dos engenheiros está a capacidade de aplicar ciência e tecnologia para encontrar soluções para problemas da sociedade. Diante disso, muitas pesquisas têm levantado a necessidade de que, durante a sua formação, seja concedida a eles a oportunidade de ter contato com tecnologias que o aproximam de situações e problemas encontrados no mercado de trabalho. Para solucionar essa questão os professores têm buscado estratégias metodológicas de aprendizagem mais dinâmicas e interativas. Outrossim, atualmente os docentes podem contar com o apoio da tecnologia para esse fim. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo sério digital aplicando conceitos de Engenharia da Armazenagem. Além disso, foram aplicadas pesquisas que avaliam o nível de percepção de alunos de engenharia de produção ao utilizarem o jogo. A amostra avaliou o jogo por meio de perguntas com uma escala de notas que variava entre 1 e 5. A média de respostas para todas as perguntas foi acima de 4, mostrando que a avaliação do jogo foi satisfatória.

One of the main competences of engineers is the ability to apply science and technology to find solutions to society's problems. So, many researches have indicated the need that, during their graduation period, they can have the opportunity to manipulate technologies that bring them closer to situations and problems encountered in the job market. To solve this issue, teachers have sought more dynamic and interactive learning methodological strategies. Furthermore, currently teachers can count on the support of technology for this purpose. This work aims to develop a serious digital game applying Storage Engineering concepts. In addition, research was carried out to evaluate the level of perception of production engineering students when using the game. The sample evaluated the game through questions with a rating scale that varied between 1 and 5. The average response for all questions was above 4, showing that the game's evaluation was satisfactory.


Collections: