A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e seu processo de implementação: a experiência do campus Itapina.

Ravara, Elen Amaral Siqueira (2023-09)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Itapina com objetivo de analisar a contribuição da Política de Assistência Estudantil na permanência e na conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia pelos estudantes no IFES, Campus Itapina. O estudo teve além disso a finalidade de caracterizar a Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES no Brasil, com ênfase aos aspectos históricos, conceituais e legais; descrever a Política de Assistência Estudantil – PAE do IFES e caracterizar o perfil dos estudantes da primeira turma de Pedagogia concluintes em 2019, destacando àqueles atendidos pela PAE-IFES no campus Itapina. A investigação descreveu as possíveis contribuições desta política educacional para permanência destes educandos. O período delimitado deste trabalho foi de 2010 até 2019, a pesquisa bibliográfica analisou dados a partir de 2010. A análise dos documentos do IFES teve por base o ano de 2012, ano de implementação da PAE no IFES. No período de 2015-2019 foram analisadas as informações da primeira turma do curso de Pedagogia. A pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa constituiu um estudo de caso e utilizou técnicas de coleta de dados em distintos referenciais bibliográficos e documentais, como: leis, decretos, resoluções, portarias institucionais, relatórios, editais e documentos do registro acadêmico nos setores da instituição. Após análise das informações com a pesquisa teórica e documental concluiu-se que ocorreu a implementação da Política de Assistência Estudantil no IFES e uma porcentagem significativo da primeira turma do curso de Pedagogia que fez parte deste estudo demonstrou pertencer ao público-alvo desta política relevante, que contribuiu para permanência e conclusão do curso por parte destes estudantes.

This research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (IFES), Campus Itapina, with the objective of analyzing the contribution of the Student Assistance Policy in the permanence and completion of students of the Degree in Pedagogy offered by the IFES campus Itapina. The study also had the purpose of characterizing the National Student Assistance Program-PNAES in Brazil, with emphasis on historical, conceptual and legal aspects; describe the IFES Student Assistance Policy - PAE and characterize the profile of students in the first group of Pedagogy who graduated in 2019, highlighting those assisted by PAE-IFES on the Itapina campus. The investigation described the possible contributions of this educational policy to the permanence of these students. The delimited period of this work was from 2010 to 2019, the bibliographical research analyzed data from 2010. The analysis of the IFES data began in 2012, the year of implementation of the PAE in the IFES. In the period 2015-2019, information from the first group of the Pedagogy course was analyzed. The research of a basic nature with a qualitative approach constituted a case study and used data collection techniques in different bibliographic and documentary references, such as: laws, decrees, resolutions, institutional posts, reports, public notices and documents of the academic record in the sectors of the institution. After analyzing the information with the theoretical and documentary research, it was concluded that the Student Assistance Policy was implemented at IFES and a significant percentage of the first class of the Pedagogy course that took part in this study demonstrated that they belong to the target audience of this relevant policy, which contributed to the permanence and completion of the course by these students.


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