A ludicidade no ensino de Química: um estudo bibliográfico
tcc
Utilizar metodologias no ensino de Química que envolvam a ludicidade apresenta potencial para colaborar de forma efetiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes. Partindo desta constatação, este trabalho buscou conhecer bibliografias que exploram o universo lúdico e a ludicidade como metodologias no ensino de Química. A fim de identificar metodologias lúdicas utilizadas no processo de ensino aprendizagem de química realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa em teses e dissertações produzidas nos últimos dez anos em universidades públicas nacionais. Os resultados desse levantamento evidenciam que a ludicidade favorece o processo de ensino aprendizagem, porém apresentam resistência por parte de instituições e faltam aos professores tempo para planejamento e execução dessas proposições, apesar de desejarem se apropriar de novas formas de ensinar. Quanto aos estudantes, as pesquisas mostram que além da aprendizagem mais significativa, é possível perceber a ampliação da atenção e concentração dos estudantes, entre outros benefícios da aprendizagem lúdica. A utilização do lúdico no ensino de química ainda é algo desafiador por comumente demandar maior tempo para planejamento e aplicação das atividades se comparadas ao método tradicional de ensino.
Redes Sociais