dc.description.abstract | RESUMO
Esse trabalho discute a importância da horta na escola na promoção de práticas voltadas para EA e cidadania, uma vez que essas temáticas andam juntas, e uma está associada à construção da outra. Esse estudo se mostra relevante no debate acerca da elaboração de outro olhar sobre a EA e a Cidadania, onde busca elaborar diferentes reflexões, concepções, métodos e experiências em prol da construção de conhecimentos e valores ecológicos por meio da revitalização da horta escolar. Considerando a problemática de transformar o contato do aluno com o meio ambiente em algo do dia a dia, gerando nele a ideia de respeito e sustentabilidade, esta pesquisa busca usar a Horta escolar da Escola Estadual Reverendo Rafael Leonor, já instalada, mas antes em desuso, para renovar nos estudantes o desejo de cuidar, de cooperar uns com os outros em um objetivo comum de mantê-la funcionando para o benefício de todos. Diante disso, o problema de pesquisa apresenta-se na seguinte configuração: Como os conceitos de EA e Cidadania podem ser promovidos através da revitalização da Horta da Escola Estadual Reverendo Rafael Leonor, considerando aspectos das questões pedagógicas e agrícolas envolvidas nessa atividade? Essa pesquisa, cuja base metodológica é qualitativa com caráter exploratório, busca na pesquisa bibliográfica e a pesquisa-intervenção, e suas fontes de evidências, apresentar discussões necessárias aos saberes indispensáveis sobre a EA e Cidadania através do trabalho interdisciplinar mediados pela revitalização da Horta escolar. Fundamentando-se em pensadores como Capra (1994) e Freire (1987, 2014), esse trabalho aponta para a urgência em fortalecer um novo projeto educativo, em que os professores, são agentes que podem ressignificar o diálogo sobre a EA através da prática pedagógica interdisciplinar. Neste sentido, por meio da promoção de um diálogo mais amplo acerca da EA, cidadania e das práticas pedagógicas e agrícolas envolvidas na revitalização da Horta escolar, esse projeto apresenta relevância de cunho educacional e social, visto que teve a colaboração de todos os agentes da escola. | pt_BR |
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