EXTENSÃO RURAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Penna Júnior, Cesar Otaviano (2023)

tcc

A pesquisa teve como objetivo geral desenvolver práticas pedagógicas fundamentadas na extensão rural, no âmbito da disciplina de Gestão Agropecuária II ministrada no terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária do Ifes Campus de Alegre. A utilização de um contexto real possibilita aos estudantes desenvolver, por meio de um enfoque interativo, uma visão crítica que permita que as tecnologias e conhecimentos já desenvolvidos sejam interpretados e adaptados mediante realidades específicas e valores particulares. Com base nos fundamentos da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscou-se utilizar uma propriedade modelo de Agricultura Familiar, situada no município de Alegre-ES, como ambiente para desenvolvimento de práticas pedagógicas com 90 estudantes da disciplina. A coleta de dados se deu por entrevistas, na busca de se obter a mensuração dos fatores produtivos, e uso de planilhas para coleta dos dados zootécnicos e econômico-financeiros. Os dados foram organizados e sistematizados em planilha eletrônica e os resultados mensais comparados com as metas estabelecidas e referências bibliográficas. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a prática pedagógica desenvolvida mostrou-se apropriada à aplicação na disciplina de Gestão Agropecuária II, visto que possibilitou conciliar o ensino e a extensão a partir da implementação de conceitos relacionados à intensificação da pecuária leiteira e também ao uso racional de recursos produtivos em uma propriedade de Agricultura Familiar. Foi possível proporcionar aos estudantes um ambiente ideal para o acompanhamento da aplicação de técnicas agropecuárias e do processo de avaliação de resultados técnicos e financeiros da propriedade. Por fim, também foi possível perceber que a proposta pode estimular o espírito empreendedor, crítico, analítico e a consciência social dos estudantes.


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