PRODUÇÃO DE GUIA DIDÁTICO SOBRE A RESTINGA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

ANDRADE, João P. Z. (2022)

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A restinga é um ecossistema associado ao domínio da mata atlântica que tem sofrido com o avanço das cidades no litoral brasileiro. Entre inúmeros motivos para a degradação desse ecossistema, seja pela exploração de seus recursos naturais ou exploração do território para construção de empreendimentos imobiliários, a compreensão das questões ecológicas desse ecossistema se encontra em risco cada vez mais iminente devido à ação humana. Para possibilitar a reflexão desses problemas ambientais, a educação ambiental alicerça pressupostos cujas ferramentas são importantes na conscientização das pessoas frente ao meio ambiente. Neste trabalho desenvolvemos um guia didático para professores do ensino fundamental com o objetivo de ajudá-los a abordarem o tema da restinga com apoio de materiais didáticos facilitadores para construção das aulas. Assim, o guia foi concebido para ser uma ferramenta para promoção da educação ambiental. O guia conta com textos sobre conceitos relacionados à restinga, curiosidades e informações pertinentes escritos de forma didática e acessível, acompanhado de ilustrações e fotografias autorais como forma de tornar a leitura mais agradável. A primeira versão do guia foi enviada a 10 especialistas na área da educação que validaram o material de acordo com as suas opiniões em diferentes quesitos. Os dados compilados mostraram que 95% dos entrevistados concordam que o guia é Totalmente Adequado em cumprir o seu objetivo de promover a educação ambiental acerca da restinga. Mas sobre a Estrutura e Apresentação ser adequada ao que o guia se propõe, 54% dos participantes concordam que é Totalmente Adequado, 45% como Adequado e 1% como Parcialmente Adequado. Sobre a Relevância do Guia como produto educacional 75% declaram ser Totalmente Adequado, 22% como Adequado e 4% como Parcialmente Adequado. Por fim, no tópico Divulgação Científica 91% dos participantes concordam que o guia é uma tecnologia Totalmente Adequado para divulgação científica do tema e 9% concordam ser Adequado. Nenhum participante declarou alguns dos itens como Inadequado. Sendo assim conclui-se que o guia didático pode ser uma ferramenta útil para a divulgar informações sobre a conservação da restinga, possibilitando a atuação em ações de educação ambiental por os professores, além de sugerir organização de planejamento e facilitando o processo de produção das aulas sobre esse tema.


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