Show simple item record

Avaliação diagnóstica do projeto de vida dos jovens alunos da educação profissional e tecnológica

dc.contributor.advisorCosta, Cleziel Franzoni da
dc.contributor.authorSouza, Camilla de Oliveira
dc.date.accessioned2023-11-01T16:58:18Z
dc.date.available2023-11-01T16:58:18Z
dc.date.issued2023-09-18
dc.identifier.citationSouza , Camilla de Oliveira. Avaliação diagnóstica do projeto de vida dos jovens alunos da educação profissional e tecnológica / Camilla de Oliveira Souza . - 2023. 33 f. : il ; 282Kb.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3779
dc.description.abstractO projeto de vida está presente no ensino de vários países e, recentemente, foi incorporado no sistema educacional brasileiro, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como uma temática obrigatória a ser trabalhada no ensino médio. Trabalhar a formação do jovem contemporâneo pressupõe considerar todas as diferentes dimensões do sujeito a fim de construir valores, habilidades, atitudes e conhecimentos que favoreçam a construção de seus projetos de vida. O grande desafio de nossas escolas é formar sujeitos diante da realidade atual, tornando-os cidadãos autônomos, conscientes e prontos para enfrentar as incertezas do futuro. Neste cenário, o professor desempenha um papel fundamental nas histórias dos jovens alunos, pois incentiva, viabiliza e fomenta o desenvolvimento de diferentes projetos. Em meio a essas reflexões, a presente pesquisa propõe um novo olhar do professor para o desenvolvimento do projeto de vida de seus alunos. Para tanto, por meio de um questionário online via Google Forms, o professor é convidado a fazer uma avaliação diagnóstica de seus alunos, sendo as metodologias ativas “pedagogia da presença”, “trabalho de campo” e “tecnologias digitais” o certame desta proposta de prática pedagógica. A partir dos resultados, o professor poderá conhecer o perfil de seus alunos, suas motivações e relações com a experiência escolar. O professor também poderá fazer uma autoavaliação de sua prática docente e, juntamente com a instituição de ensino, tomar decisões que promovam uma aprendizagem mais significativa, que auxilie o desenvolvimento de projetos de vida exitosos. Espera-se, portanto, que o aluno tenha uma formação ética e cidadã, que possibilite que ele seja um agente transformador da sociedade.pt_BR
dc.format.extent33 ppt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectFuturopt_BR
dc.subjectMundo do Trabalhopt_BR
dc.titleAvaliação diagnóstica do projeto de vida dos jovens alunos da educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAlegrept_BR
ifes.campusCampus_de_Alegrept_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8494380968346312pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_de_Alegrept_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2678508890060610pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberRangel, Kênia Teixeira Passos
dc.contributor.memberDitzz, Aquila Jerard Moulin


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record