dc.contributor.advisor | Costa, Cleziel Franzoni da | |
dc.contributor.author | Souza, Camilla de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T16:58:18Z | |
dc.date.available | 2023-11-01T16:58:18Z | |
dc.date.issued | 2023-09-18 | |
dc.identifier.citation | Souza , Camilla de Oliveira. Avaliação diagnóstica do projeto de vida dos jovens alunos da educação profissional e tecnológica / Camilla de Oliveira Souza . - 2023. 33 f. : il ; 282Kb. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3779 | |
dc.description.abstract | O projeto de vida está presente no ensino de vários países e, recentemente, foi incorporado no sistema educacional brasileiro, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como uma temática obrigatória a ser trabalhada no ensino médio. Trabalhar a formação do jovem contemporâneo pressupõe considerar todas as diferentes dimensões do sujeito a fim de construir valores, habilidades, atitudes e conhecimentos que favoreçam a construção de seus projetos de vida. O grande desafio de nossas escolas é formar sujeitos diante da realidade atual, tornando-os cidadãos autônomos, conscientes e prontos para enfrentar as incertezas do futuro. Neste cenário, o professor desempenha um papel fundamental nas histórias dos jovens alunos, pois incentiva, viabiliza e fomenta o desenvolvimento de diferentes projetos. Em meio a essas reflexões, a presente pesquisa propõe um novo olhar do professor para o desenvolvimento do projeto de vida de seus alunos. Para tanto, por meio de um questionário online via Google Forms, o professor é convidado a fazer uma avaliação diagnóstica de seus alunos, sendo as metodologias ativas “pedagogia da presença”, “trabalho de campo” e “tecnologias digitais” o certame desta proposta de prática pedagógica. A partir dos resultados, o professor poderá conhecer o perfil de seus alunos, suas motivações e relações com a experiência escolar. O professor também poderá fazer uma autoavaliação de sua prática docente e, juntamente com a instituição de ensino, tomar decisões que promovam uma aprendizagem mais significativa, que auxilie o desenvolvimento de projetos de vida exitosos. Espera-se, portanto, que o aluno tenha uma formação ética e cidadã, que possibilite que ele seja um agente transformador da sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Futuro | pt_BR |
dc.subject | Mundo do Trabalho | pt_BR |
dc.title | Avaliação diagnóstica do projeto de vida dos jovens alunos da educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Alegre | pt_BR |
ifes.campus | Campus_de_Alegre | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8494380968346312 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_de_Alegre | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2678508890060610 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Rangel, Kênia Teixeira Passos | |
dc.contributor.member | Ditzz, Aquila Jerard Moulin | |
Redes Sociais