Avaliação diagnóstica do projeto de vida dos jovens alunos da educação profissional e tecnológica

Souza, Camilla de Oliveira (2023-09-18)

tcc

O projeto de vida está presente no ensino de vários países e, recentemente, foi incorporado no sistema educacional brasileiro, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como uma temática obrigatória a ser trabalhada no ensino médio. Trabalhar a formação do jovem contemporâneo pressupõe considerar todas as diferentes dimensões do sujeito a fim de construir valores, habilidades, atitudes e conhecimentos que favoreçam a construção de seus projetos de vida. O grande desafio de nossas escolas é formar sujeitos diante da realidade atual, tornando-os cidadãos autônomos, conscientes e prontos para enfrentar as incertezas do futuro. Neste cenário, o professor desempenha um papel fundamental nas histórias dos jovens alunos, pois incentiva, viabiliza e fomenta o desenvolvimento de diferentes projetos. Em meio a essas reflexões, a presente pesquisa propõe um novo olhar do professor para o desenvolvimento do projeto de vida de seus alunos. Para tanto, por meio de um questionário online via Google Forms, o professor é convidado a fazer uma avaliação diagnóstica de seus alunos, sendo as metodologias ativas “pedagogia da presença”, “trabalho de campo” e “tecnologias digitais” o certame desta proposta de prática pedagógica. A partir dos resultados, o professor poderá conhecer o perfil de seus alunos, suas motivações e relações com a experiência escolar. O professor também poderá fazer uma autoavaliação de sua prática docente e, juntamente com a instituição de ensino, tomar decisões que promovam uma aprendizagem mais significativa, que auxilie o desenvolvimento de projetos de vida exitosos. Espera-se, portanto, que o aluno tenha uma formação ética e cidadã, que possibilite que ele seja um agente transformador da sociedade.


Colecciones: