AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E MULTICULTURAL

Oliveira, Gabriel Soares de (2023)

tcc

Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma reflexão sobre uma gestão educacional democrática aliada ao multiculturalismo, com o intuito de discutir sua importância para uma educação integral para crianças e adolescentes, ratificando a importância da cultura popular na formação integral do sujeito e analisando o papel do gestor educacional em sua contribuição para o projeto político pedagógico e administração geral da instituição, visando desta forma efetivar uma gestão democrática, participativa e inclusiva. Deste modo, é possível afirmar que a realização da pesquisa tem grande relevância e destaca-se por contribuir para o campo da educação permitindo e encorajando o olhar para novos caminhos, valorizando os saberes e aprendizagens pedagógicas adquiridas do meio sócio-histórico-cultural e refletindo sobre a teoria da gestão democrática. Pretende-se realizar o estudo a partir do levantamento de referências teóricas de autores do campo da Educação Social, trabalhos acadêmicos voltados a gestão escolar e pesquisas com abordagem temática que relacione cultura popular, multiculturalismo e educação. A partir das informações coletadas, foram analisadas e discutidas a responsabilidade social educativa da escola, o multiculturalismo presente nas instituições escolares e de que forma o tema deve ser debatido e inserido no contexto escolar, para que se realize-se uma gestão democrática e participativa de forma que o aluno se reconheça e se orgulhe de sua identidade cultural.


Collections: