Física prática : uma proposta para a construção de um material didático com foco investigativo

Jubini, Robson Fontan (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Sabemos que mudanças na metodologia é fundamental para a melhora do processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisto, o trabalho aqui proposto sugere ao professor uma mudança no que diz respeito às atividades laboratoriais, saindo de um método tradicional, conhecido como “receita de bolo”, para um método investigativo, onde o aluno passa a ter papel fundamental na elaboração, discussão e conclusão das atividades propostas. Com a utilização do método investigativo, pretendemos proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, tal como definida por Marco Antônio Moreira em interpretação aos trabalhos de David Ausubel, tornando-os mais participativos durante todo processo. A mudança de metodologia sugerida não é tão fácil, mas também não é impossível, e não é engessada, cabendo aos professores os ajustes que julgarem necessários. Como contribuição, o trabalho traz sugestões de relatórios, roteiros e questionários que poderão ser utilizados por outros professores na execução das práticas investigativas que executamos. Além dos roteiros, o trabalho apresenta os resultados obtidos nas aplicações destas práticas, mostrando que os alunos obtiveram um grande avanço com o processo desenvolvido. Por fim, apresentamos também os resultados de um questionário de opinião aplicado aos alunos, mostrando grande aceitação da nova metodologia por parte destes. Toda mudança requer desafios, deixamos aqui um modelo de atitudes que pode estreitar os laços entre os alunos, entre os alunos e os professores e, principalmente, entre os alunos e o conhecimento científico.

ABSTRACT: It is well known that changes in methodology are fundamental to improve the teaching-learning process. It is on that count that the present work suggests to the teacher a change in laboratory activities, replacing the traditional method, which is basically just follow a recipe, with an investigative one, where the students are ought play a fundamental role in the elaboration, discussion and conclusion of the proposed activities. Using the investigative method, we intend to provide students with meaningful learning, as presented in the interpretations of Marco Antônio Moreira to the works of David Ausubel, making them more participatory throughout the process. The suggested methodology change is not so easy, but it is not impossible either, and it is not fixed, instead it is up to the teachers to make the adjustments they deem necessary. As a contribution, this work brings some suggestions for reports, scripts and questionnaires that other teachers may use in the execution of the investigative practices we carry out. In addition to the scripts, the work presents the results obtained in the applications of those practices, showing that the students have had a great advance in understanding due to the developed process. Finally, we also present the results of an opinion questionnaire applied to the students in order to evaluate the methodology we used, showing great acceptance by them. Every change requires challenges, and we leave here a model of attitudes that can strengthen the bonds between students, between students and teachers, and especially between students and scientific knowledge.