Formação científica no banco dos réus: reflexões sobre a natureza da ciência com estudantes do ensino médio
dissertacao_mestrado
Apesar do importante papel que exerce no convívio diário, os níveis de compreensão e interesse pela ciência geralmente são baixos. No entanto, o constante debate sobre o que é a ciência tem sido considerado como pressuposto fundamental para a alfabetização científica. Por este motivo, é importante que no ensino de ciências sejam desenvolvidas e aprofundadas reflexões sobre a natureza do processo científico, a fim de que os estudantes possam ser capazes de utilizar esses conhecimentos para entender e interagir com o mundo. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi avaliar as concepções que estudantes finalistas de uma turma de ensino médio tinham sobre ciência, a partir de uma intervenção pedagógica realizada em uma disciplina de filosofia, durante a qual foram promovidos debates e reflexões, por intermédio de júris simulados, nos quais a própria formação científica dos estudantes pesquisados foi posta no banco dos réus. A produção dos dados de pesquisa ocorreu por intermédio do uso de questionários de associação livre de palavras e da observação participante. O produto educacional desenvolvido consistiu em um livro de História e Filosofia da Ciência para o Ensino Médio, elaborado a partir da análise dos resultados obtidos com a intervenção pedagógica.
Despite the important role it plays in daily life, levels of understanding and interest in science are generally low. However, the constant debate about what science is has been considered a fundamental prerequisite for scientific literacy. For this reason, it is important that reflections on the nature of the scientific process be developed and deepened in science teaching so that students can use this knowledge to understand and interact with the world. In this perspective, the objective of this study was to evaluate the conceptions that final-year students of a high school class had about science, based on a pedagogical intervention carried out in a philosophy course, during which debates and reflections were promoted through simulated juries, in which the scientific training of the students themselves was put on trial. The educational product developed consisted of a book of History and Philosophy of Science for High School, elaborated from the analysis of the results obtained with the pedagogical intervention.
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