O estudo da história da ciência no Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG

Pavani, João Luiz (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Este estudo teve por finalidade demonstrar a aplicabilidade da aula de campo nos espaços não formais do Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG para o ensino da história da ciência. Os conhecimentos que a humanidade produziu, acumulou e difundiu ao longo do tempo fazem das ciências e dos recursos provenientes de seus feitos científicos a engrenagem que move os ciclos vitais, sociais, políticos e econômicos. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com os alunos das três turmas de terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio “Irmã Dulce Lopes Ponte”, no total foram 39 alunos, cinco professores (Física, Matemática, História, Geografia e Arte) e duas coordenadoras (de pais e de turno). Os procedimentos ocorreram em três etapas: 1) pré-campo: visita aos espaços pelos professores; agendamento das visitas monitoradas; reservas em hotel e restaurante; fretamento de ônibus; planejamento dos professores; exibição e debate sobre os vídeos da série BBC Ciências: "O que há lá fora? Como chegamos até aqui? Do que o mundo é feito?"; reunião com os alunos para a apresentação do projeto; reunião de pais, recolhimento dos recursos; 2) campo: visita aos espaços que compõem o Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG, no período de 13 a 16 de agosto de 2015; 3) pós-campo: apresentação de seminários como os grupos de alunos relacionando os seus conhecimentos adquiridos na imersão cultural com os debates realizados no pré-campo sobre a série da BBC Ciência e o cotidiano das pessoas. Os principais resultados alcançados foram as superações das ideias preconcebidas: estudar os conhecimentos de forma fragmentada, os quais estão muito distantes da realidade em que se vive e favorecer autoconfiança nas turmas com seus potenciais. Como produto final do mestrado profissional, recorreu-se à elaboração de um guia para o ensino da história da ciência no Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG.

ABSTRACT: This study aimed to show the applicability of outdoor classes in non-formal spaces of the Liberdade Square Cultural Circuit for the teaching of history of science. The knowledge produced, accumulated and then disseminated by the humankind over time turned the sciences and their achievements into the gear that moves the vital, social, political and economic cycles. The study was developed with three third grade classes in the High School State Sister Dulce Lopes Pontes. This research counted with thirty-nine students, five teachers (Physics, Mathematics, History, Geography and Art) and two shift and parents coordinators. The procedures occurred in three stages: 1) Pre outdoor classes: teachers’ visit to the spaces; scheduling guided tours; reservations in hotels and restaurants, rental bus; teachers planning; exhibition and debate of videos from BBC Science Series: “What is out there? How did we get herei? What is the world made of?”; meeting with the students in order to show the project, parents meeting, collecting of resources; 2) Outdoor classes: visit to areas that consist of the Liberdade Square Cultural Circuit from thirteenth until sixteenth August, 2015; 3) post outdoor classes: presentation of seminars with the purpose of showing how the students relate their knowledge acquired during the cultural immersion to discussions on BBC Science Series and to everyday life. The main results reached were the overcoming of preconceived ideas, such as, the fragmented study of knowledge which is so far from reality of life, and favour the self-confidence of the students with their potentialities. As a final product of professional master’s degree, a guide for teaching history of science in Liberdade square Cultural Circuit in Belo Horizonte was developed.


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