Arquitetura e cinema: Um ensaio projetual na percepção do espaço cenográfico através da iluminação cênica

Santos, Jean Caetano dos (2023)

tcc

RESUMO: A arquitetura e o cinema podem se correlacionar fortemente por meio da cenografia, área onde a materialização do espaço acontece de forma temporária. A cenografia busca dar vida aos ambientes cinematográficos, ajuda a contextualizar e criar atmosferas cênicas afim de transmitir uma história ou conceito através dos elementos presentes no cenário. Com os diversos recursos tecnológicos arquitetônicos, mesmo com a efemeridade do espaço, a arquitetura cenográfica se torna ainda mais assertiva e efetiva, com a alta gama de possibilidades para a criação de matérias, texturas, cores, iluminação, entre outros elementos arquitetônicos, seja para geração de cenários reais ou virtuais. O estudo da influência desses elementos para a contribuição do entendimento da obra cinematográfica se faz necessário, de modo a compreender a aplicação correta dos mesmos, principalmente da iluminação nos cenários e então possibilitar ao ambiente uma camada emocional e sensorial de modo a tornar a experiencia ainda mais enriquecedora. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo, desenvolver a proposta projetual de dois ambientes cenográficos de interiores para o filme Clube da Luta, com base nos estudos feitos sobre a história do cinema, cenografia, linguagem audiovisual relacionado aos elementos arquitetônicos e as análises fílmicas desenvolvidas. O ensaio projetual apresenta então a influência da iluminação cênica sobre os outros elementos presentes no cenário para direcionar a uma experiencia sensorial.

ABSTRACT: Architecture and cinema can strongly correlate through scenography, an area where the materialization of space occurs temporarily. Scenography aims to bring cinematic environments to life, helping to contextualize and create scenic atmospheres in order to convey a story or concept through the elements present in the set. With various technological architectural resources, even with the ephemerality of space, scenographic architecture becomes even more assertive and effective, offering a wide range of possibilities for the creation of materials, textures, colors, lighting, and other architectural elements, whether for the generation of real or virtual scenarios. The study of the influence of these elements in contributing to the understanding of a cinematic work is necessary in order to comprehend their correct application, especially in relation to lighting within the sets, thus providing an emotional and sensory layer to the environment and making the experience even more enriching. In this context, this work aims to develop the design proposal for two interior scenographic environments for the film "Fight Club," based on studies conducted on the history of cinema, scenography, audiovisual language related to architectural elements, and film analysis. The design essay then presents the influence of scenic lighting on the other elements present in the set to guide a sensory experience.


Collections: