dc.contributor.advisor | Santana, Lucas Vago | |
dc.contributor.author | Scarpati, Evandro das Virgens | |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T19:17:21Z | |
dc.date.available | 2023-10-23T19:17:21Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SCARPATI, Evandro das Virgens. Uma proposta para o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de lógica de programação. 2023. 74 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Linhares, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3755 | |
dc.description.abstract | Estudos indicam que ao iniciar na programação, estudantes de cursos de computação apresentam problemas de aprendizagem com conceitos relacionados a abstração, compreensão e solução de problemas. O papel do educador é buscar métodos que facilitem o processo de aprendizagem dos seus alunos, permitindo que eles, enquanto educandos, desenvolvam-se nos conteúdos de maneira interessante e atrativa. Para isso, uma possibilidade é o uso das metodologias ativas. Esse projeto propõe o uso da abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como estratégia para desenvolver o Pensamento Computacional na disciplina de Lógica de Programação com o propósito de aperfeiçoar a prática docente e o processo de ensino-aprendizagem no curso técnico de Automação Industrial, integrado ao Ensino Médio, através da programação em blocos. Atendendo ao propósito de relacionar o conteúdo às situações reais encontradas no dia a dia, sugere-se um problema de computação dentro do contexto social do aluno. O resultado do trabalho é a proposta de uma sequência didática que visa aprofundar conceitos de programação aplicados na solução de problemas reais. | pt_BR |
dc.format.extent | 74 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de Programação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.subject | Programação em Blocos | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na disciplina de Lógica de Programação | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Linhares | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Linhares | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0170752564002614 | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2109227810924409 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a EPT | |
dc.contributor.member | Gonçalves, Maxlander Dias | |
dc.contributor.member | Tatagiba, Vinicius Belmuds Vasconcelos | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2550-6142 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5104209812502362 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5444909177343376 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9027-0976 | pt_BR |
Redes Sociais