Uma proposta para o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na disciplina de Lógica de Programação
tcc
Estudos indicam que ao iniciar na programação, estudantes de cursos de computação apresentam problemas de aprendizagem com conceitos relacionados a abstração, compreensão e solução de problemas. O papel do educador é buscar métodos que facilitem o processo de aprendizagem dos seus alunos, permitindo que eles, enquanto educandos, desenvolvam-se nos conteúdos de maneira interessante e atrativa. Para isso, uma possibilidade é o uso das metodologias ativas. Esse projeto propõe o uso da abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como estratégia para desenvolver o Pensamento Computacional na disciplina de Lógica de Programação com o propósito de aperfeiçoar a prática docente e o processo de ensino-aprendizagem no curso técnico de Automação Industrial, integrado ao Ensino Médio, através da programação em blocos. Atendendo ao propósito de relacionar o conteúdo às situações reais encontradas no dia a dia, sugere-se um problema de computação dentro do contexto social do aluno. O resultado do trabalho é a proposta de uma sequência didática que visa aprofundar conceitos de programação aplicados na solução de problemas reais.
Redes Sociais