AS GARÇAS DO JUCU: GUIA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PENSAREM O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE AULAS DE CAMPO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE JACARENEMA

Calatrone, José Wilker ; Sacchetto, Diemerson da Costa ; Sgarbi, Antonio Donizetti (2023)

livro

Você, caro leitor, poderá desfrutar de informações sobre as prerrogativas do ensino por investigação em ciências como uma importante ferramenta à introdução ou pleno desenvolvimento do fazer ciência com seus alunos. Investigar e/ou construir propostas investigativas estimulam a curiosidade, e despertam em todos o que chamamos aqui de movimento ao aprendizado. Aliada a esta metodologia de ensino propusemos seguir o caminho em direção à alfabetização científica, pensando num aprendizado em ciências que se torne além de relevante no sentido cognitivo, seja também a prática que irá conduzir à criticidade dos pensamentos e ações cidadãs. E para conectar todas essas relações apresentamos o ideário das abordagens em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA. O intuito é que essas abordagens aproximem o aprendizado da realidade a qual vivem os alunos, e a partir daí sejam construídos os objetos de investigação.


Collections: