AS GARÇAS DO JUCU: GUIA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PENSAREM O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE AULAS DE CAMPO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE JACARENEMA
livro
Você, caro leitor, poderá desfrutar de informações sobre as prerrogativas do ensino por investigação em ciências como uma importante ferramenta à introdução ou pleno desenvolvimento do fazer ciência com seus alunos. Investigar e/ou construir propostas investigativas estimulam a curiosidade, e despertam em todos o que chamamos aqui de movimento ao aprendizado. Aliada a esta metodologia de ensino propusemos seguir o caminho em direção à alfabetização científica, pensando num aprendizado em ciências que se torne além de relevante no sentido cognitivo, seja também a prática que irá conduzir à criticidade dos pensamentos e ações cidadãs. E para conectar todas essas relações apresentamos o ideário das abordagens em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA. O intuito é que essas abordagens aproximem o aprendizado da realidade a qual vivem os alunos, e a partir daí sejam construídos os objetos de investigação.
Redes Sociais