dc.contributor.author | OLIVEIRA, KENIA LUIZA RABELLO DE | |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES DE | |
dc.contributor.author | MARIELLA, BERGER ANDRADE | |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T20:02:11Z | |
dc.date.available | 2023-10-20T20:02:11Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Kenia Luiza Rabelo de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; ANDRADE, Mariella Berger. Robótica e programação: estimulando o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do Arduino no ensino médio. Vitória, ES : Edifes Acadêmico, 2022. ISBN: 978-85-8263-678-7. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8263-678-7 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3750 | |
dc.description.abstract | Atualmente, kits de robótica têm se destacado como recurso pedagógico onde crianças e
jovens são desafiados a pensarem de forma lógica para montagem e programação de robôs a fim de solucionar problemas da vida cotidiana. Por certo, a solução desses problemas precisam ser pensados coletivamente, favorecendo o envolvimento de todos no processo, tanto da complexidade da montagem física do robô quanto a competência e habilidade de contribuir com uma solução que favoreça o mundo que o cerca.
Dessa forma, ações pedagógicas inovadoras como o uso da robótica, possibilitam
experiências lúdicas que propiciam conhecimento, habilidades e atitudes para resolução de problemas, estímulo ao pensamento crítico e investigativo. Para colaborar com este processo, apresentamos como produto educacional um curso híbrido intitulado por “Pensamento Computacional, Programação e Robótica” que utilizou como ferramenta mediadora o kit Arduino Uno e o simulador Tinkercad. Assim, como proposta do curso busca-se evidenciar na aplicação de oficinas a resolução de problemas, conceitos da robótica bem como seus componentes e programação. O curso encontra-se
disponibilizado na ferramenta Google Classroom, conforme descrito no capítulo 5. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes Acadêmico | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Robótica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Arduíno (controlador programável) | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO: ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DO ARDUINO NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.type | livro | pt_BR |
dc.publisher.local | , Vitória | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.36524/9788582636787 | pt_BR |
Redes Sociais