ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO: ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DO ARDUINO NO ENSINO MÉDIO

OLIVEIRA, KENIA LUIZA RABELLO DE ; OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES DE ; MARIELLA, BERGER ANDRADE (2023)

livro

Atualmente, kits de robótica têm se destacado como recurso pedagógico onde crianças e jovens são desafiados a pensarem de forma lógica para montagem e programação de robôs a fim de solucionar problemas da vida cotidiana. Por certo, a solução desses problemas precisam ser pensados coletivamente, favorecendo o envolvimento de todos no processo, tanto da complexidade da montagem física do robô quanto a competência e habilidade de contribuir com uma solução que favoreça o mundo que o cerca. Dessa forma, ações pedagógicas inovadoras como o uso da robótica, possibilitam experiências lúdicas que propiciam conhecimento, habilidades e atitudes para resolução de problemas, estímulo ao pensamento crítico e investigativo. Para colaborar com este processo, apresentamos como produto educacional um curso híbrido intitulado por “Pensamento Computacional, Programação e Robótica” que utilizou como ferramenta mediadora o kit Arduino Uno e o simulador Tinkercad. Assim, como proposta do curso busca-se evidenciar na aplicação de oficinas a resolução de problemas, conceitos da robótica bem como seus componentes e programação. O curso encontra-se disponibilizado na ferramenta Google Classroom, conforme descrito no capítulo 5.


Collections: