dc.contributor.advisor | Bolzan, Márcio de Sousa | |
dc.contributor.author | Santos, Dionattan Raimundo dos | |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T19:15:14Z | |
dc.date.available | 2023-10-20T19:15:14Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Dionattan Raimundo dos. Planos além do espaço-tempo: uma proposta de jogo digital para o ensino de evolução estelar e buracos negros, 2023. 122, [41] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal do Espírito Santo. Cariacica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3748 | |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 e apresenta uma
proposta de uso de jogos de RPG como ferramenta educacional para o ensino de
Física, com foco nos conceitos de evolução estelar e buracos negros. O jogo
desenvolvido no RPG Maker MV apresenta uma narrativa envolvente que conecta
os conceitos de Física com a ideia de multiverso, atraindo e engajando os
estudantes. A aplicação da atividade em ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
mostrou-se bem-sucedida, permitindo alcançar alunos em diferentes localidades e
coletar dados detalhados para análise. A comparação dos mapas conceituais antes
e depois da atividade revelou uma significativa evolução no entendimento dos temas
propostos. Dos 152 alunos participantes, 15 não cumpriram a atividade, 11 alunos
obtiveram resultados bem abaixo do esperado, 37 alunos fizeram a atividade pouco
abaixo do esperado, 38 alunos realizaram a atividade no mesmo nível, 32 alunos
apresentaram desempenho um pouco acima do nível médio e 29 alunos se
destacaram com resultados muito acima do nível médio. Contudo, alguns alunos não
alcançaram os resultados esperados, sugerindo a necessidade de aprimoramentos
na aplicação e identificação de fatores que influenciem o engajamento. Em suma, a
utilização de jogos de RPG no ensino de Física se mostra uma alternativa
promissora e inovadora, despertando o interesse dos alunos e facilitando a
compreensão de conceitos complexos, podendo ser aplicada em diversos contextos
educacionais para aprimorar o aprendizado na área de Ciências da Natureza. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work was developed during the Covid-19 pandemic and presents a proposal for
the use of RPG games as an educational tool for teaching Physics, focusing on the
concepts of stellar evolution and black holes. The game developed in RPG Maker
MV offers an engaging narrative that connects Physics concepts with the idea of a
multiverse, attracting and engaging students. The application of the activity in a
virtual learning environment (VLE) proved to be successful, allowing us to reach
students in different locations and collect detailed data for analysis. Comparing the
concept maps before and after the activity revealed a significant improvement in
understanding of the proposed topics. Out of the 152 participating students, 15 did
not complete the activity, 11 students achieved results well below expectations, 37
students performed slightly below the expected level, 38 students completed the
activity at the same level, 32 students performed slightly above the average level,
and 29 students excelled with results well above the average level. However, some
students did not achieve the expected results, suggesting the need for improvements
in the application and the identification of factors that influence engagement. In
summary, the use of RPG games in Physics education proves to be a promising and
innovative alternative, sparking students' interest and facilitating the understanding of
complex concepts, and it can be applied in various educational contexts to enhance
learning in the field of Natural Sciences. | pt_BR |
dc.format.extent | 122 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Estrelas - Evolução | pt_BR |
dc.subject | Buracos negros (astronomia) | pt_BR |
dc.subject | Jogos de fantasia | pt_BR |
dc.title | Planos além do espaço-tempo: uma proposta de jogo digital para o ensino de evolução estelar e buracos negros. | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Cariacica | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cariacica | pt_BR |
dc.identifier.capes | 33283010001P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Física | pt_BR |
ifes.researchArea | Uso de jogos e Gamificação | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6504057484060757 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) | |
dc.contributor.member | Leal, Fernando José Lira | |
dc.contributor.member | Ferrari, Glaucia Maria | |
dc.contributor.member | Moraes, Romulo Matos de | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2197913737177329 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8932-6776 | pt_BR |
Redes Sociais