Educação física inclusiva e adaptada

Brandão, Lícia Ayres (2023)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: Devido à crescente evolução da demanda do número de estudantes com deficiência matriculados na escola, é fundamental que a formação acadêmica dos docentes acompanhe o desenvolvimento do processo inclusivo para adequar e atender efetivamente às necessidades desse grupo de estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consistiu em identificar alguns dos desafios enfrentados pelos professores no campo da educação física escolar inclusiva e apontar as estratégias usadas para trabalhar como o aluno com deficiência nas aulas de educação física, identificando seus benefícios. Os resultados apurados demonstraram fragilidade na formação acadêmica no âmbito da graduação em relação à Educação Física Inclusiva, sugerindo a importância de capacitações e formações continuadas sobre essa temática. Os estudos comprovam benefícios psicossociais e comportamentais da educação física inclusiva, incluindo maior apoio dos colegas, amizades e desempenho motor. Palavras-chave: Educação Física Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Inclusão Social.

ABSTRACT: Due to the increasing demand of the number of students with disabilities enrolled in school, it is essential that the academic training of teachers follows the development of the inclusive process to adapt and effectively meet the needs of this group of students. From this perspective, the aim of this study was to identify some of the challenges faced by teachers in the field of inclusive school physical education and point out the strategies used to work with students with disabilities in physical education classes, identifying their benefits. The results showed weaknesses in undergraduate academic training in relation to Inclusive Physical Education, suggesting the importance of training and continuing education on this theme. The studies prove psychosocial and behavioral benefits of inclusive physical education, including greater peer support, friendships, and motor performance. Keywords: Inclusive Physical Education; Disabled people; Social inclusion.


Collections: