A ressignificação das relações entre criança e a arquitetura: proposta projetual de uma escola de educação infantil.

Domicioli, Neliani Benevitz (2023)

tcc

RESUMO: A pré-escola tem um papel importante na vida e formação das crianças, sendo lá que se estabelece as primeiras relações sociais. Sabendo que o desenvolvimento humano acontece de forma gradual e individual, a primeira infância vai impactar nas experiências da vida adulta, por isso, é importante que as crianças tenham um local que as estimule e impulsione seu desenvolvimento e aprendizado. Considerando isso, o presente trabalho propõe a elaboração de um projeto arquitetônico de um jardim de infância, em nível de estudo preliminar, na cidade de João Neiva-ES. Considerando que as crianças aprendem e se desenvolvem através das relações com o meio, buscou-se ressignificar a arquitetura da escola a ser proposta, onde, incialmente, realizou-se uma pesquisa bibliografia sobre o desenvolvimento infantil, as relações que as crianças estabelecem com o meio em que estão inseridas, a importância do brincar e o cenário das escolas atuais. Foram realizados estudos de caso também, que mostraram que é possível aprender de diversas formas, inclusive através das brincadeiras, e foi de grande importância para a elaboração deste trabalho. Ao final obteve-se um projeto arquitetônico cuja arquitetura foi utilizada como impulsionadora do desenvolvimento infantil, possibilitando às crianças estabelecer relações com os ambientes através da multisensoriedade e das diversas possibilidades que os espaços possam proporcionar.

ABSTRACT: Pre-school plays an important role in the life and formation of children, as it is there that the first social relationships are established. Knowing that human development happens gradually and individually, early childhood will impact on adult life experiences, so it is important that children have a place that stimulates them and boosts their development and learning. Considering this, the present work proposes the elaboration of an architectural project of a kindergarten, at the preliminary study level, in the city of João Neiva-ES. Considering that children learn and develop through relationships with the environment, we sought to reframe the architecture of the school to be proposed, where, initially, bibliographical research was carried out on child development, the relationships that children establish with the environment in which they are inserted, the importance of playing and the scenario of current schools. Case studies were also carried out, which showed that it is possible to learn in different ways, including through games, and it was of great importance for the elaboration of this work. In the end, an architectural project was obtained whose architecture was used as a booster of child development, enabling children to establish relationships with the environments through multisensority and the various possibilities that spaces can provide.


Collections: