O processo de ensino e aprendizagem na alfabetização

VIEIRA, Camila A R A (2023-10-09)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO:Este artigo monográfico visa isentificar por que, apesar da de muitos estudos que discutem a questão da dificuldade no processo de letramento, muitos alunos ingressam no terceiro ano do ensino fundamental sem estarem alfabetizados. Nesse sentido, busca-se compreender como acontece o processo de alfabetização. Dentro desse contexto surge os questionamentos: Quais práticas de ensino devem ser adotadas para uma alfabetização exitosa? Em quais contextos o estudante pode adquirir as habilidades de leitura, escrita e compreensão? Quais metodologias são adequadas para alcançar os objetivos almejados? Com esse intuito, surge o objetivo principal desta pesquisa: Compreender como acontece o processo de alfabetização. A metodologia que possibilitou o desenvolvimento da investigação foi a revisão de literatura, que reuniu obras convencionais como livros que tratam do assunto, artigos científicos, dissertações e monografias. Ao dialogar com literaturas que versam sobre a temática em questão, e também com os sujeitos envolvidos no processo. Além da parte teórica, elabora-se aqui uma intervenção pedagógica visando à aplicação de ações que buscam compreender as percepções dos sujeitos, sobre o tema, elencando suas principais dificuldades e possíveis alternativas a serem traçadas.


Collections: