ESTUDO SOBRE BIODIGESTORES E ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DE UM PLANO DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS

Pires, Daniel de Sousa (2023)

dissertacao_mestrado

The theme of the experimental teaching plan for the construction of a benchtop biodigester involves the elaboration of a didactic proposal for teaching science using technology, in order to develop students' knowledge and promote the construction of a benchtop biodigester through of experiments, allowing to work on teaching the subject of Chemistry through practical proposals to facilitate the learning of the content. In view of this theme, it is common to develop a proposal where students can understand the process of biodigestion and develop skills in the construction and operation of equipment, in addition to making them aware of the importance of environmental sustainability. Therefore, the present study aims to present an experimental teaching plan for the construction of bench biodigesters, demonstrating its relevance for the teaching and learning process of Chemistry. In this way, the work involves a didactic proposal that uses the experimental process to develop the students' knowledge and skills, where it is suggested that when working with experimentation in the teaching of Chemistry, together with the construction of benchtop biodigesters, it is expected that students develop critical thinking, analytical and investigative skills. From this construction, the results show that individual training provides training and potential for interaction and resolution of issues related to natural sciences, making students active questioners. Another issue raised in the results concerns the association of the practical activity on biodigesters with High School themes, making it possible to apply the methods and theoretical strategies presented in this research, investigating and verifying, in practice, the application of these methodologies in three different classes, following the presented step-by-step, which allows concluding that the scientific data presented suggest that the experimental practice of methodologies, by allowing the visualization of a normally abstract and theoretical chemical content, can provide a truly effective and meaningful experience for the student's development.

O tema do plano de ensino experimental para a construção de um biodigestor de bancada envolve a elaboração de uma proposta didática para o ensino de ciências utilizando a tecnologia, a fim de desenvolver o conhecimento dos estudantes e promover a construção de um biodigestor de bancada por meio de experimentos, permitindo trabalhar o ensino da disciplina de Química por meio das propostas praticas para facilitar a aprendizagem do conteúdo. Na visão deste tema é comum o desenvolvimento de uma proposta onde os alunos possam compreender o processo de biodigestão e desenvolver habilidades na construção e operação do equipamento, além de conscientizá-los sobre a importância da sustentabilidade ambiental. Sendo assim o presente estudo tem como objetivo apresentar um plano de ensino experimental para a construção de biodigestores de bancada, demonstrando sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem de Química. Desta forma o trabalho envolve uma proposta didática que utiliza o processo experimental para desenvolver o conhecimento e as habilidades dos alunos, onde se sugere que ao trabalhar a experimentação no ensino da Química, em conjunto com a construção de biodigestores de bancada, espera-se que os alunos desenvolvam senso crítico, habilidades analíticas e investigativas. A partir desta construção os resultados apresentam que a formação individual proporciona capacitação e potencial de interação e resolução de questões relacionadas às ciências da natureza, tornando os alunos questionadores ativos. Outra questão levantada nos resultados se trata da associação da atividade prática sobre biodigestores com temas do Ensino Médio, tornando possível aplicar os métodos e estratégias teóricas apresentadas nesta pesquisa, investigando e averiguando, na prática, a aplicação dessas metodologias em três aulas diferentes, seguindo o passo a passo apresentado, o que permite concluir que os dados científicos apresentados sugerem que a prática experimental de metodologias, ao permitir a visualização de um conteúdo químico normalmente abstrato e teórico, pode proporcionar uma experiência verdadeiramente eficaz e significativa para o desenvolvimento do aluno.


Collections: