Show simple item record

Uma Investigação Sobre o Ensino-Aprendizagem de Química a Partir da Temática Polímeros

dc.contributor.advisorSouza, Tércio da Silva de
dc.contributor.authorBelone, Renata Paulino
dc.date.accessioned2023-10-11T11:44:42Z
dc.date.available2023-10-11T11:44:42Z
dc.date.issued2023-08-26
dc.identifier.citationBELONE, Renata Paulino. Uma Investigação Sobre o Ensino-Aprendizagem de Química a Partir da Temática "Polímeros". 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Naturais com Ênfase em Física ou Química). Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim - ES, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3731
dc.description.abstractRESUMO: A temática Polímeros, no contexto atual é altamente relevante, devido principalmente ao desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental associado a aplicação de polímeros sintéticos em diversos materiais, e por consequência, os problemas socioambientais trazidos juntamente com estes avanços. A proposta deste estudo é analisar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto à incidência de questões envolvendo a temática “Polímeros”. Os caminhos metodológicos deste estudo se subdividem em três etapas, na primeira etapa, foram identificadas e avaliadas as questões relacionadas ao tema proposto no ENEM (2020-2022), na segunda etapa, foram levantados os referenciais teóricos e os contextos utilizados na elaboração das questões, na terceira etapa, fora efetuada uma busca à partir da palavra-chave Polímeros (Polymers) na base de dados Web of Science (2020-2022). Nossos resultados indicaram uma baixa incidência de questões envolvendo o tema no ENEM, e a principal área científica abarcada pelo tema trata-se de Ciência de Materiais. O presente estudo apontou a necessidade de uma abordagem mais significativa e direcionada na educação básica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The topic of Polymers, in the current context, is highly relevant, mainly due to the scientific, technological and environmental development associated with the application of synthetic polymers in various materials, and consequently, the socio-environmental problems brought along with these advances. The purpose of this study is to analyze the ENEM (National High School Examination) regarding the incidence of questions involving the theme “Polymers”. The methodological paths of this study are subdivided into three stages, in the first stage, questions related to the theme proposed in ENEM (2020-2022) were identified and evaluated, in the second stage, the theoretical references and contexts used in preparing the questions were raised , in the third stage, a search was carried out using the keyword Polymers in the Web of Science database (2020-2022). Our results indicated a low incidence of questions involving the topic in ENEM, and the main scientific area covered by the topic is Materials Science. The present study highlighted the need for a more meaningful and targeted approach in basic education.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectMétricas de Ensinopt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.titleUma Investigação Sobre o Ensino-Aprendizagem de Química a Partir da Temática Polímerospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coRodrigues Júnior, Edmundo
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9780399462621871pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/8294757167478786pt_BR
ifes.course.underposgraduateEspecialização em Ensino de Ciências Naturais com Ênfase em Física ou Química
dc.contributor.memberOliveira, Paulo Jose Pereira de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3088794937869654pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6667-1806pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record