Uma Investigação Sobre o Ensino-Aprendizagem de Química a Partir da Temática Polímeros

Belone, Renata Paulino (2023-08-26)

tcc

RESUMO: A temática Polímeros, no contexto atual é altamente relevante, devido principalmente ao desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental associado a aplicação de polímeros sintéticos em diversos materiais, e por consequência, os problemas socioambientais trazidos juntamente com estes avanços. A proposta deste estudo é analisar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto à incidência de questões envolvendo a temática “Polímeros”. Os caminhos metodológicos deste estudo se subdividem em três etapas, na primeira etapa, foram identificadas e avaliadas as questões relacionadas ao tema proposto no ENEM (2020-2022), na segunda etapa, foram levantados os referenciais teóricos e os contextos utilizados na elaboração das questões, na terceira etapa, fora efetuada uma busca à partir da palavra-chave Polímeros (Polymers) na base de dados Web of Science (2020-2022). Nossos resultados indicaram uma baixa incidência de questões envolvendo o tema no ENEM, e a principal área científica abarcada pelo tema trata-se de Ciência de Materiais. O presente estudo apontou a necessidade de uma abordagem mais significativa e direcionada na educação básica.

ABSTRACT: The topic of Polymers, in the current context, is highly relevant, mainly due to the scientific, technological and environmental development associated with the application of synthetic polymers in various materials, and consequently, the socio-environmental problems brought along with these advances. The purpose of this study is to analyze the ENEM (National High School Examination) regarding the incidence of questions involving the theme “Polymers”. The methodological paths of this study are subdivided into three stages, in the first stage, questions related to the theme proposed in ENEM (2020-2022) were identified and evaluated, in the second stage, the theoretical references and contexts used in preparing the questions were raised , in the third stage, a search was carried out using the keyword Polymers in the Web of Science database (2020-2022). Our results indicated a low incidence of questions involving the topic in ENEM, and the main scientific area covered by the topic is Materials Science. The present study highlighted the need for a more meaningful and targeted approach in basic education.