Etnomatemática e o uso de ferramentas para contextualização como prática pedagógica
tcc
Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para o ensino da matemática. Determinou-se como problema de pesquisa o questionamento sobre o uso da contextualização sociocultural e a garantia de uma melhor aprendizagem dos conteúdos de matemática? Acreditando-se que o uso da contextualização possui potencialidade para promover a aprendizagem significativa. Determinou-se como objetivo geral contribuir com propostas metodológicas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática no contexto escolar no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano), abordar a implementação de uma proposta de ensino da matemática baseada nas perspectivas da Etnomatemática e uso de ferramentas para contextualização como prática pedagógica. Especificamente objetiva-se identificar e valorizar os diferentes conhecimentos matemáticos presentes nas culturas e tradições de diferentes comunidades, reconhecendo sua importância e relevância para o ensino da matemática; promover a compreensão dos conceitos matemáticos em situações reais e cotidianas, a partir da utilização de exemplos concretos e contextualizados; utilizar ferramentas e recursos para contextualizar o ensino da matemática, como a aplicação de histórias em quadrinhos; e estimular a curiosidade, o interesse e o gosto pela matemática, tornando o ensino mais atrativo e motivador para os estudantes. A proposta pedagógica apresentada neste artigo tem o potencial de transformar o ensino da matemática em uma atividade prazerosa e enriquecedora, capaz de despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes pela disciplina.
This article presents a pedagogical proposal for teaching mathematics. The research problem is the questioning of the use of sociocultural contextualization and the guarantee of better learning of mathematics content, believing that contextualization has the potential to promote meaningful learning. The general objective is to contribute with alternative methodological proposals for the teaching and learning process of Mathematics in the school context in the Middle School (6th to 9th grade), addressing the implementation of a mathematics teaching proposal based on Ethnomathematics perspectives and the use of tools for contextualization as a pedagogical practice. Specifically, the objectives are to identify and value the different mathematical knowledge present in the cultures and traditions of different communities, recognizing their importance and relevance for teaching mathematics; promote the understanding of mathematical concepts in real and everyday situations, using concrete and contextualized examples; use tools and resources to contextualize the teaching of mathematics, such as the application of comics; and stimulate curiosity, interest and liking for mathematics, making teaching more attractive and motivating for students. The pedagogical proposal presented in this article has the potential to transform the teaching of mathematics into a pleasant and enriching activity, capable of arousing students' curiosity and interest in the subject.
Redes Sociais