Psicologia histórico-cultural e periodização do desenvolvimento psíquico em debate na formação de professores

Cunha, Sarah Guimarães (2022)

tcc

Este trabalho analisa o material educativo em formato de e-book juntamente com o curso de extensão para professores e licenciandos intitulado “Periodização do Desenvolvimento Psíquico e Educação na Cidade: teoria e prática”, dando destaque para o módulo “Psicologia Histórico-Cultural: estudos teóricos dos conceitos-chave e da periodização do desenvolvimento psíquico”. O objetivo foi avaliar o referido módulo e o seu material à luz da Teoria Histórico-Cultural. Como metodologia, abarca pesquisa bibliográfica e pesquisa colaborativa, já que contou com a participação de professores e licenciandos no curso de extensão. Como procedimento de produção de dados utiliza questionários destinados aos participantes, bem como a observação durante os encontros do curso. A observação e os questionários foram realizados nos meses de setembro e outubro de 2022, período de duração do curso. O primeiro questionário foi aplicado no início do curso a fim de entender os conhecimentos prévios dos cursistas (discentes e docentes da área da educação) acerca dos conceitos da Psicologia Histórico-Cultural. Já o segundo questionário foi aplicado ao final do curso, coletando avaliações sobre a estrutura do módulo e sobre experiências dos participantes, fazendo um contraponto com as falas iniciais. Este trabalho tem por base pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, a coletividade no ensino e a avaliação de materiais educativos por Kaplún. Nesse percurso, foi possível constatar que os cursistas obtiveram avanços significativos no que diz respeito à compreensão dos estudos conceituais e práticos da Psicologia Histórico-Cultural a partir dos estudos pautados na coletividade, na organização e sistematização do curso e do material educativo que acessibilizou a apreensão dos conceitos.


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