Leitura, dialogismo e formação docente : reflexões sobre o ensino de literatura sob a ótica bakhtiniana
Trabalho de Conclusão de Curso
RESUMO: O texto em tela busca provocar novos debates acerca do ensino de literatura na educação básica, por meio de um cotejo teórico entre a perspectiva dialógica de leitura sob a ótica bakhtiniana e alguns autores representativos da educação literária, com o objetivo de apresentar possíveis caminhos para uma prática de leitura literária no Ensino undamental II, a qual se abra à compreensão do ato de ler como prática social que provocará a responsividade dos alunos. Desse modo, centramo-nos nos conceitos de dialogismo e responsividade presentes no arcabouço teórico de Bakhtin (1992, 2003) e nas concepções de autores do campo do ensino literário, tais como Antunes (2015), Cosson (2006), Freire (1989) e Ginzburg (2012), a partir de uma visão mais arejada e crítica da leitura. Nossa interlocução apontou para a necessidade de uma postura docente que considere a concepção de leitura alinhada ao contexto social; a necessidade da leitura em sua formação inicial e continuada; a leitura como prática responsivo/ativa; e o ato de ler como uma prática social para além da materialidade textual.
ABSTRACT: The text in question seeks to provoke new debates about the teaching of literature in basic education, through a theoretical comparison between the dialogical perspective of reading from the Bakhtinian perspective and some representative authors of literary education, with the objective of presenting possible paths for a practice of literary reading in Elementary School II, which is open to the understanding of the act of reading as a social practice that will provoke the responsiveness of the students. Thus, we focus on the concepts of dialogism and responsiveness present in the theoretical framework of Bakhtin (1992, 2003) and in the conceptions of authors in the field of literary education, such as Antunes (2015), Cosson (2006), Freire (1989) and Ginzburg (2012), from a more airy and critical view of reading. Our dialogue pointed to the need for a teaching posture that considers the conception of reading aligned with the social context; the need for reading in its initial and continuing formation; reading as a responsive/active practice; and the act of reading as a social practice beyond textual materiality.
Redes Sociais