dc.contributor.advisor | Ferreira, Jéssica Oliveira | |
dc.contributor.author | Gomes, Rodrigo Mourão | |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T17:40:04Z | |
dc.date.available | 2023-10-09T17:40:04Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Rodrigo Mourão. Comparação entre o conhecimento adquirido pelas alunas em aulas teóricas e práticas no curso de formação profissional da Vale no Senai Vitória . 2023. 52 f. Trabalho Final de Curso (Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes, Serra, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3724 | |
dc.description.abstract | Este trabalho final de curso apresenta um estudo no qual foi feita a comparação do aprendizado
utilizando-se aulas teóricas e práticas. Este estudo foi realizado com a turma de alunas do Programa
de Formação Profissional da VALE, em parceria com o SENAI Vitória. Durante as aulas da
disciplina Manutenção de Sistemas Mecânicos Convencionais, notou-se um desempenho abaixo do
esperado na execução das atividades propostas em sala de aula e nas avaliações. Concluiu-se que a
grande responsável pelo baixo desempenho dos alunos foi a metodologia tradicional utilizada durante
as aulas, composta por aulas teóricas. Esta metodologia faz do aluno um mero espectador e não
incentiva o mesmo a participar da aula. Decidiu-se então experimentar a adoção de uma
metodologia na qual alternadas aulas teóricas e práticas, com o objetivo despertar o interesse dos
alunos em relação às atividades das aulas, tornando-os protagonistas e consequentemente
melhorando o desempenho dos mesmos nas avaliações. Como esperado, obtiveram-se excelentes
resultados, que serão apresentados no trabalho em questão. | pt_BR |
dc.description.abstract | This course final work presents a study in which learning was compared using theoretical and
practical classes. This study was carried out with a group of students from VALE's Professional
Training Program, in partnership with SENAI Vitória. During the classes of the Maintenance of
Conventional Mechanical Systems discipline, a performancebelow expectations was noticed in the
execution of the proposed activities in the classroom and in the evaluations. It was concluded that
the main reason for the low performance of students was the traditional methodology used during
classes, consisting of theoretical classes. This methodology makes the student a mere spectator and
does not encourage him to participate in the class. It was then decided to experiment with the
adoption of a methodology in which theoretical and practical classes alternated, with the aim of
arousing students' interest in relation to class activities, making them protagonists and consequently
improving their performance in the assessments. As expected, excellent results were obtained,
which will be presented in the work in question. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Aula teórica | pt_BR |
dc.subject | Aula prática | pt_BR |
dc.subject | Manutenção | pt_BR |
dc.title | Comparação entre o conhecimento adquirido pelas alunas em aulas teóricas e práticas no curso de formação profissional do Vale no SENAI Vitória | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Giovani Zanetti, Neto | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Serra | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Mariano, Amanda Julia de Freitas | |
dc.contributor.member | Loss, Nicole Silva | |
Redes Sociais