Show simple item record

Comparação entre o conhecimento adquirido pelas alunas em aulas teóricas e práticas no curso de formação profissional do Vale no SENAI Vitória

dc.contributor.advisorFerreira, Jéssica Oliveira
dc.contributor.authorGomes, Rodrigo Mourão
dc.date.accessioned2023-10-09T17:40:04Z
dc.date.available2023-10-09T17:40:04Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGOMES, Rodrigo Mourão. Comparação entre o conhecimento adquirido pelas alunas em aulas teóricas e práticas no curso de formação profissional da Vale no Senai Vitória . 2023. 52 f. Trabalho Final de Curso (Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes, Serra, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3724
dc.description.abstractEste trabalho final de curso apresenta um estudo no qual foi feita a comparação do aprendizado utilizando-se aulas teóricas e práticas. Este estudo foi realizado com a turma de alunas do Programa de Formação Profissional da VALE, em parceria com o SENAI Vitória. Durante as aulas da disciplina Manutenção de Sistemas Mecânicos Convencionais, notou-se um desempenho abaixo do esperado na execução das atividades propostas em sala de aula e nas avaliações. Concluiu-se que a grande responsável pelo baixo desempenho dos alunos foi a metodologia tradicional utilizada durante as aulas, composta por aulas teóricas. Esta metodologia faz do aluno um mero espectador e não incentiva o mesmo a participar da aula. Decidiu-se então experimentar a adoção de uma metodologia na qual alternadas aulas teóricas e práticas, com o objetivo despertar o interesse dos alunos em relação às atividades das aulas, tornando-os protagonistas e consequentemente melhorando o desempenho dos mesmos nas avaliações. Como esperado, obtiveram-se excelentes resultados, que serão apresentados no trabalho em questão.pt_BR
dc.description.abstractThis course final work presents a study in which learning was compared using theoretical and practical classes. This study was carried out with a group of students from VALE's Professional Training Program, in partnership with SENAI Vitória. During the classes of the Maintenance of Conventional Mechanical Systems discipline, a performancebelow expectations was noticed in the execution of the proposed activities in the classroom and in the evaluations. It was concluded that the main reason for the low performance of students was the traditional methodology used during classes, consisting of theoretical classes. This methodology makes the student a mere spectator and does not encourage him to participate in the class. It was then decided to experiment with the adoption of a methodology in which theoretical and practical classes alternated, with the aim of arousing students' interest in relation to class activities, making them protagonists and consequently improving their performance in the assessments. As expected, excellent results were obtained, which will be presented in the work in question.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAula teóricapt_BR
dc.subjectAula práticapt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.titleComparação entre o conhecimento adquirido pelas alunas em aulas teóricas e práticas no curso de formação profissional do Vale no SENAI Vitóriapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coGiovani Zanetti, Neto
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberMariano, Amanda Julia de Freitas
dc.contributor.memberLoss, Nicole Silva


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record