Comparação entre o conhecimento adquirido pelas alunas em aulas teóricas e práticas no curso de formação profissional do Vale no SENAI Vitória

Gomes, Rodrigo Mourão (2023)

tcc

Este trabalho final de curso apresenta um estudo no qual foi feita a comparação do aprendizado utilizando-se aulas teóricas e práticas. Este estudo foi realizado com a turma de alunas do Programa de Formação Profissional da VALE, em parceria com o SENAI Vitória. Durante as aulas da disciplina Manutenção de Sistemas Mecânicos Convencionais, notou-se um desempenho abaixo do esperado na execução das atividades propostas em sala de aula e nas avaliações. Concluiu-se que a grande responsável pelo baixo desempenho dos alunos foi a metodologia tradicional utilizada durante as aulas, composta por aulas teóricas. Esta metodologia faz do aluno um mero espectador e não incentiva o mesmo a participar da aula. Decidiu-se então experimentar a adoção de uma metodologia na qual alternadas aulas teóricas e práticas, com o objetivo despertar o interesse dos alunos em relação às atividades das aulas, tornando-os protagonistas e consequentemente melhorando o desempenho dos mesmos nas avaliações. Como esperado, obtiveram-se excelentes resultados, que serão apresentados no trabalho em questão.

This course final work presents a study in which learning was compared using theoretical and practical classes. This study was carried out with a group of students from VALE's Professional Training Program, in partnership with SENAI Vitória. During the classes of the Maintenance of Conventional Mechanical Systems discipline, a performancebelow expectations was noticed in the execution of the proposed activities in the classroom and in the evaluations. It was concluded that the main reason for the low performance of students was the traditional methodology used during classes, consisting of theoretical classes. This methodology makes the student a mere spectator and does not encourage him to participate in the class. It was then decided to experiment with the adoption of a methodology in which theoretical and practical classes alternated, with the aim of arousing students' interest in relation to class activities, making them protagonists and consequently improving their performance in the assessments. As expected, excellent results were obtained, which will be presented in the work in question.


Coleções: