dc.contributor.advisor | Moreto, Charles | |
dc.contributor.author | Gerke, Ana Carla Loss Furlan | |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T14:26:13Z | |
dc.date.available | 2023-10-04T14:26:13Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GERKE, Ana Carla Loss Furlan. Diálogos interdisciplinares na Pedagogia da Alternância: a formação continuada de professores(as) do campo em vista de uma práxis educativa libertadora. 2023. 272 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3710 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
O texto apresenta a dissertação de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) na Linha de Pesquisa Formação
de Professores em Ensino de Humanidades, na linha temática de Educação do
Campo e está vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ) Coletivo Girassol. Investiga o
potencial formativo da Pedagogia da Alternância enquanto estratégia interdisciplinar
mediadora da práxis. Os referenciais teóricos trabalhados discutem o conceito de
práxis na busca por um trabalho pedagógico de caráter libertador, a formação
continuada de professores do campo, a Pedagogia da Alternância e a
Interdisciplinaridade (FREIRE 2021a, 2021b e 2021c; VÁZQUEZ, 1977; ARROYO,
2007; GERKE, 2014; GIMONET, 2007; SANTOMÉ, 1998; FRIGOTTO, 2008). Como
método de investigação, adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético, método de
conhecimento da realidade concreta sistematizado por Karl Marx e Frederich Engels
(2009). Para construção do corpus da pesquisa foi realizada observação livre com
registros escritos e gravados em áudio; questionário com questões fechadas e
abertas, grupo focal, observação participante nos momentos formativos e o diário de
campo (escrito e gravado). Organizamos um Projeto de Formação, junto aos(as)
professores(as) pautada nos princípios políticos e pedagógicos da Pedagogia da
Alternância e alinhada à concepção de Educação Popular de Paulo Freire. Por fim,
produzimos material educativo com a finalidade de possibilitar aos(as) professores(as)
da educação básica do campo acesso a um material que aborde os aspectos legais,
históricos e conceituais referentes à Educação do Campo, e suas interfaces com a
práxis educativa interdisciplinar no contexto da Pedagogia da Alternância. Os
resultados da pesquisa permitem afirmar que a Pedagogia da Alternância se mostrou
uma proposta em potencial para pensar a formação continuada de professores(as) do
campo visto que proporciona reflexões interdisciplinares, bem como propõe uma
práxis educativa libertadora. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
This research dissertation was developed within the Postgraduate Program in
Humanities Education (PPHE) in the Research Line for Teacher Training in Humanities
Education, specifically focusing on the theme of Rural Education, and is linked to the
Research Group (“CNPQ”) “Coletivo Girassol”. The study investigates the formative
potential of Pedagogy of Alternation as an interdisciplinary and mediating strategy for
educational praxis. The theoretical frameworks discussed include the concept of praxis
in the pursuit of liberating pedagogical work, continuing education for rural teachers,
Pedagogy of Alternation, and Interdisciplinarity (FREIRE 2021a, 2021b, and 2021c;
VÁZQUEZ, 1977; ARROYO, 2007; GERKE, 2014; GIMONET, 2007; SANTOMÉ,
1998; FRIGOTTO, 2008). The research methodology adopted is Historical and
Dialectical Materialism, a method of understanding concrete reality systematized by
Karl Marx and Friedrich Engels (2009). The research corpus was conducted through
free observation with written and audio-recorded records, a questionnaire with closed
and open-ended questions, a focus group, participant observation during formative
moments, and field notes (written and recorded). We organized a Training Project in
collaboration with rural teachers based on the political and pedagogical principles of
Pedagogy of Alternation and aligned with Paulo Freire's concept of Popular Education.
Finally, we produced educational materials aiming rural basic education teachers
access to materials that address the legal, historical, and conceptual aspects of Rural
Education, as well as their interfaces with interdisciplinary educational praxis within the
context of Pedagogy of Alternation. The research results indicate that Pedagogy of
Alternation has shown potential as a proposal for continuing training for rural teachers,
as it promotes interdisciplinary reflections and proposes a liberating educational praxis. | pt_BR |
dc.format.extent | 272 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação não-forma | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Humanidades | pt_BR |
dc.title | Diálogos interdisciplinares na Pedagogia da Alternância: a formação continuada de professores (as) do campo em vista de uma práxis educativa libertadora | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidade | |
dc.contributor.member | Moreto, Charles | |
dc.contributor.member | Côco, Dilza | |
dc.contributor.member | Amaral, Débora Monteiro do | |
dc.contributor.member | Silva, Denilson da | |
Redes Sociais