Diálogos interdisciplinares na Pedagogia da Alternância: a formação continuada de professores (as) do campo em vista de uma práxis educativa libertadora

Gerke, Ana Carla Loss Furlan (2023)

Dissertação de Mestrado

RESUMO: O texto apresenta a dissertação de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) na Linha de Pesquisa Formação de Professores em Ensino de Humanidades, na linha temática de Educação do Campo e está vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ) Coletivo Girassol. Investiga o potencial formativo da Pedagogia da Alternância enquanto estratégia interdisciplinar mediadora da práxis. Os referenciais teóricos trabalhados discutem o conceito de práxis na busca por um trabalho pedagógico de caráter libertador, a formação continuada de professores do campo, a Pedagogia da Alternância e a Interdisciplinaridade (FREIRE 2021a, 2021b e 2021c; VÁZQUEZ, 1977; ARROYO, 2007; GERKE, 2014; GIMONET, 2007; SANTOMÉ, 1998; FRIGOTTO, 2008). Como método de investigação, adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético, método de conhecimento da realidade concreta sistematizado por Karl Marx e Frederich Engels (2009). Para construção do corpus da pesquisa foi realizada observação livre com registros escritos e gravados em áudio; questionário com questões fechadas e abertas, grupo focal, observação participante nos momentos formativos e o diário de campo (escrito e gravado). Organizamos um Projeto de Formação, junto aos(as) professores(as) pautada nos princípios políticos e pedagógicos da Pedagogia da Alternância e alinhada à concepção de Educação Popular de Paulo Freire. Por fim, produzimos material educativo com a finalidade de possibilitar aos(as) professores(as) da educação básica do campo acesso a um material que aborde os aspectos legais, históricos e conceituais referentes à Educação do Campo, e suas interfaces com a práxis educativa interdisciplinar no contexto da Pedagogia da Alternância. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a Pedagogia da Alternância se mostrou uma proposta em potencial para pensar a formação continuada de professores(as) do campo visto que proporciona reflexões interdisciplinares, bem como propõe uma práxis educativa libertadora.

ABSTRACT: This research dissertation was developed within the Postgraduate Program in Humanities Education (PPHE) in the Research Line for Teacher Training in Humanities Education, specifically focusing on the theme of Rural Education, and is linked to the Research Group (“CNPQ”) “Coletivo Girassol”. The study investigates the formative potential of Pedagogy of Alternation as an interdisciplinary and mediating strategy for educational praxis. The theoretical frameworks discussed include the concept of praxis in the pursuit of liberating pedagogical work, continuing education for rural teachers, Pedagogy of Alternation, and Interdisciplinarity (FREIRE 2021a, 2021b, and 2021c; VÁZQUEZ, 1977; ARROYO, 2007; GERKE, 2014; GIMONET, 2007; SANTOMÉ, 1998; FRIGOTTO, 2008). The research methodology adopted is Historical and Dialectical Materialism, a method of understanding concrete reality systematized by Karl Marx and Friedrich Engels (2009). The research corpus was conducted through free observation with written and audio-recorded records, a questionnaire with closed and open-ended questions, a focus group, participant observation during formative moments, and field notes (written and recorded). We organized a Training Project in collaboration with rural teachers based on the political and pedagogical principles of Pedagogy of Alternation and aligned with Paulo Freire's concept of Popular Education. Finally, we produced educational materials aiming rural basic education teachers access to materials that address the legal, historical, and conceptual aspects of Rural Education, as well as their interfaces with interdisciplinary educational praxis within the context of Pedagogy of Alternation. The research results indicate that Pedagogy of Alternation has shown potential as a proposal for continuing training for rural teachers, as it promotes interdisciplinary reflections and proposes a liberating educational praxis.


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