Show simple item record

Uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como estratégia para ensinar genética para alunos do Ensino Médio

dc.contributor.advisorMoulin, Monique Moreira
dc.contributor.authorDornela, Adeilson Frias
dc.date.accessioned2023-10-03T21:15:51Z
dc.date.available2023-10-03T21:15:51Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationDORNELA, Adeilson Frias. Uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como estratégia para ensinar genética para alunos do Ensino Médio. 2023, 22 f. Monografia (Especialização em em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Alegre, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3708
dc.description.abstractO ensino de Genética tem enfrentado dificuldades de compreensão pelos alunos em virtude da complexidade dos termos relacionados a essa área. Além disso, o método de ensino pautado apenas em aulas expositivas pode comprometer a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, novas práticas pedagógicas são muito importantes para aumentar o engajamento dos estudantes e contribuir para o aprendizado desses conteúdos. O uso da realidade aumentada no ensino de Genética pode ser um fator positivo para o aprendizado, uma vez que esse recurso permite a interação com estruturas biológicas (como a molécula de DNA e os cromossomos) que, normalmente, são visualizadas por meio de imagens, tornando os conceitos menos abstratos para o entendimento dos alunos. Desse modo, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo principal de criar uma proposta de sequência didática utilizando a realidade aumentada, por meio do Cubo Merge, para contribuir na construção do conhecimento e engajamento dos alunos em relação a alguns conceitos em Genética em turmas do Ensino Médio. A proposta apresenta um plano de ensino detalhado com as atividades e formas de avaliação para que seja aplicada em sala de aula. Espera-se que o uso de tecnologias digitais, como a realidade aumentada, atraia a atenção dos estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais abrangente, significativa e contextualizada com a realidade dos alunos, aumentando a sua participação nas aulas, e desenvolvendo o pensamento crítico.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de genéticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como estratégia para ensinar genética para alunos do Ensino Médiopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAlegrept_BR
ifes.campusCampus_de_Alegrept_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8654999153826715pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberDitzz, Áquila Jerard Moulin
dc.contributor.memberSantos Júnior, Alexandre Cristiano
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4032457961834958pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4751915711621008pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4079-6571pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8993-4835pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record