dc.contributor.advisor | Moulin, Monique Moreira | |
dc.contributor.author | Dornela, Adeilson Frias | |
dc.date.accessioned | 2023-10-03T21:15:51Z | |
dc.date.available | 2023-10-03T21:15:51Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | DORNELA, Adeilson Frias. Uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como estratégia para ensinar genética para alunos do Ensino Médio. 2023, 22 f. Monografia (Especialização em em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Alegre, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3708 | |
dc.description.abstract | O ensino de Genética tem enfrentado dificuldades de compreensão pelos alunos em virtude da complexidade dos termos relacionados a essa área. Além disso, o método de ensino pautado apenas em aulas expositivas pode comprometer a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, novas práticas pedagógicas são muito importantes para aumentar o engajamento dos estudantes e contribuir para o aprendizado desses conteúdos. O uso da realidade aumentada no ensino de Genética pode ser um fator positivo para o aprendizado, uma vez que esse recurso permite a interação com estruturas biológicas (como a molécula de DNA e os cromossomos) que, normalmente, são visualizadas por meio de imagens, tornando os conceitos menos abstratos para o entendimento dos alunos. Desse modo, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo principal de criar uma proposta de sequência didática utilizando a realidade aumentada, por meio do Cubo Merge, para contribuir na construção do conhecimento e engajamento dos alunos em relação a alguns conceitos em Genética em turmas do Ensino Médio. A proposta apresenta um plano de ensino detalhado com as atividades e formas de avaliação para que seja aplicada em sala de aula. Espera-se que o uso de tecnologias digitais, como a realidade aumentada, atraia a atenção dos estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais abrangente, significativa e contextualizada com a realidade dos alunos, aumentando a sua participação nas aulas, e desenvolvendo o pensamento crítico. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de genética | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como estratégia para ensinar genética para alunos do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Alegre | pt_BR |
ifes.campus | Campus_de_Alegre | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8654999153826715 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Ditzz, Áquila Jerard Moulin | |
dc.contributor.member | Santos Júnior, Alexandre Cristiano | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4032457961834958 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4751915711621008 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4079-6571 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8993-4835 | pt_BR |
Redes Sociais