Uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como estratégia para ensinar genética para alunos do Ensino Médio
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O ensino de Genética tem enfrentado dificuldades de compreensão pelos alunos em virtude da complexidade dos termos relacionados a essa área. Além disso, o método de ensino pautado apenas em aulas expositivas pode comprometer a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, novas práticas pedagógicas são muito importantes para aumentar o engajamento dos estudantes e contribuir para o aprendizado desses conteúdos. O uso da realidade aumentada no ensino de Genética pode ser um fator positivo para o aprendizado, uma vez que esse recurso permite a interação com estruturas biológicas (como a molécula de DNA e os cromossomos) que, normalmente, são visualizadas por meio de imagens, tornando os conceitos menos abstratos para o entendimento dos alunos. Desse modo, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo principal de criar uma proposta de sequência didática utilizando a realidade aumentada, por meio do Cubo Merge, para contribuir na construção do conhecimento e engajamento dos alunos em relação a alguns conceitos em Genética em turmas do Ensino Médio. A proposta apresenta um plano de ensino detalhado com as atividades e formas de avaliação para que seja aplicada em sala de aula. Espera-se que o uso de tecnologias digitais, como a realidade aumentada, atraia a atenção dos estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais abrangente, significativa e contextualizada com a realidade dos alunos, aumentando a sua participação nas aulas, e desenvolvendo o pensamento crítico.
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