A FORMAÇÃO DE ECOEDUCADORES À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DO DISCURSO: ENCONTROS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E ECOLOGIA POLÍTICA

Santos, Fernanda Santana (2023)

dissertacao_mestrado

Neste texto, partindo das concepções centrais da Educação Ambiental Crítica e da Ecologia política, buscamos compreender, à luz dos estudos críticos do discurso, notadamente sob a ótica da Análise Crítica do Discurso/ACD proposta por Norman Fairclough, como os discursos presentes no Curso de Extensão “Formação de Ecoeducadores a partir do laboratório vivo” podem contribuir para a constituição de possíveis sentidos da educação ambiental, uma potencial inter-relação de teorias críticas, bem como para o desenvolvimento e expansão de debates materiais de existência, destacando conceitos simbólicos, históricos e sociais que circundam à vida - tratando-se esse curso de uma autoformação, elaborada e implementada de modo remoto (dado o contexto pandêmico causado pela Covid-19) entre os anos de 2020 e 2021 - por meio do acompanhamento, participação e análise das oficinas ofertadas. Dessa maneira, apresentamos uma relação entre questões e discursos presentes no referido curso de extensão, de modo a trabalhar com (i) a Educação Ambiental Crítica/EAC - assim como a natureza dos mais distintos (embora tão semelhantes em concepções) discursos que constituem bem como interpelam as falas e práticas dos cursistas participantes, trazendo à tona também um pouco das discussões acerca de (ii) ciência, tecnologia, sociedade e ambiente - enfatizando aqui a necessidade da implementação da discussão desses conceitos no meio educacional, com a finalidade de que o cidadão possa entender e ter uma atuação ativa no que concerne à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, desconstruindo visões distorcidas; e a (iii) Ecologia Política, vista aqui como um campo vasto inter/multidisciplinar de debates e reflexões, o qual irá sistematizar e analisar as relações sociedade-ambiente, considerando, para isso, a assimetria de posições, formas e poder que circundam a interação com o ambiente e o modo como este é (ou não) garantido. Vale ressaltar que procuramos uma combinação efetiva e útil entre os conceitos apresentados; assim, considerando a pluralidade e polifonia presentes nos discursos de tais campos, em busca de um ponto de interseção e convergência - o qual também foi vislumbrado nas oficinas formativas - focalizamos os aspectos que são mais próximos de nossas prioridades aqui pretendidas, mas sem a pretensão de esgotar o tema. Dado o exposto, o presente trabalho fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, do tipo estudo de caso, de natureza aplicada. Para isso, apoiamo-nos em diversos textos e autores que se aproximem dos referencias teórico-metodológicos da teoria crítica, haja vista a familiaridade com a busca por um projeto de sociedade emancipada, em que a essência humana e o ambiente possam se concretizar plenamente, lutando e rompendo com os modelos constitutivos do mundo em que vivemos. Além disso, para registro e obtenção dos dados, valeu-se do diário de bordo, de documentos oficiais, questionários, depoimentos e observações ao longo da pesquisa. A partir de tais análises, investigações e referenciais, construiu-se um e-book como produto educacional, disponibilizando um breve itinerário das oficinas integrantes do Curso de Extensão “Formação de Ecoeducadores a partir do laboratório vivo” e a disponibilização dos vídeos editados das referidas oficinas, cujo propósito é auxiliar outros indivíduos interessados em conhecer e poder ter aporte para suas ações voltadas a processos sensíveis ao território, bem como ao afloramento de práticas afirmativas de educação ambiental crítica.


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