História em quadrinhos como recurso didático: construindo saberes químicos e compromisso ambiental

Alvarenga, Thais ribeiro (2019)

tcc

O descarte inadequado de óleo alimentar usado gera grandes impactos econômicos e ambientais, especialmente no contexto urbano com a contaminação do solo propiciando impermeabilização que dificulta o escoamento de água das chuvas. Objetivando contribuir com ações educacionais e utilizando do recurso didático histórias em quadrinhos, foram desenvolvidas ações de educação ambiental fundamentadas no movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para o ensino de química na educação básica, na região do rio Aribiri, em Vila Velha. Foi também objetivo deste trabalho divulgar a atuação do Instituto Verde Vida em parceria com o Campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo, na produção de sabão ecológico a partir do óleo residual de fritura. Para tal foi realizada sequência didática no formato dos três momentos pedagógicos em duas escolas da região do Rio Aribiri. O público alvo na primeira escola foi de estudantes do nono ano do ensino fundamental e na segunda escola foi de alunos da segunda série do ensino médio. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, quanto aos objetivos e qualitativa do tipo pesquisa ação quanto à forma de coleta de dados. Os resultados apontaram que na segunda escola, 53,6% afirmaram ter aprendido conceitos químicos, e 46,4% que não. Na aplicação da primeira escola 35% disseram que aprenderam algum conceito e 30% em parte. Dentre os conteúdos de Química aprendidos destacaram o pH e índice de acidez e processo de fabricação do sabão.

Inadequate disposal of residual frying oil generates major economic and environmental impacts, especially in the urban context with soil contamination providing waterproofing that hinders rainwater runoff. Aiming to contribute to educational actions and using the didactic resource comic books, environmental education actions were developed based on the Science, Technology, Society and Environment movement for the teaching of chemistry in basic education, in the Aribiri River region, in Vila Velha. It was also the objective of this work to publicize the activities of the Instituto Verde Vida in partnership with the Vila Velha Campus of the Federal Institute of Espirito Santo, in the production of ecological soap from the residual frying oil. To this end, a didactic sequence was held in the format of the three pedagogical moments in two schools in the Aribiri River region. The target audience in the first school was ninth grade students and in the second school was second graders. It was an exploratory research, regarding the objectives and qualitative action research type regarding the form of data collection. The results showed that in the second school, 53.6% said they had learned chemical concepts, and 46.4% did not. In the application of the first school 35% said they learned some concept and 30% in part. Among the Chemistry contents learned, the pH and acidity index and soap manufacturing process were highlighted.


Collections: