Pensamento computacional para crianças: uma proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa buscou contribuir, no campo das práticas educativas em Ensino de Humanidades, para discussões e reflexões sobre como o Pensamento Computacional pode colaborar no desenvolvimento da Competência Cultura Digital dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da elaboração do produto educacional materializado em um livro paradidático interativo com sugestões de atividades plugadas e desplugadas sobre Pensamento Computacional, construído sob uma perspectiva da metodologia projetual (MUNARI, 2008). Para compreensão e sustentação teórica sobre as potencialidades da introdução do Pensamento Computacional nos anos iniciais do ensino fundamental, fez-se necessário um aprofundamento sobre como ocorre o desenvolvimento humano e se constrói o conhecimento com base nos conceitos da Epistemologia Genética de Jean Piaget (2007), assim também como se processa o aprendizado pela perspectiva construcionista proposta por Seymour Papert (1980). Orientada pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a investigação empregou instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas coletivas com um grupo de professores regentes de classe dos anos iniciais do ensino fundamental além da aplicação e validação do Produto Educacional resultante da pesquisa em uma turma de crianças do quinto ano de uma escola pública. Por meio da proposta de interpretação qualitativa denominada método hermenêutico-dialético, os resultados da investigação apontam que o Pensamento Computacional, um dos eixos da Computação, se apresenta como um potencial recurso na criação de procedimentos cognitivos capazes de propor novos problemas, compreender conceitos matemáticos, além de desenvolver habilidades sociais e novas maneiras de utilizar as tecnologias digitais de forma crítica e criativa.
ABSTRACT: This research aims to promote discussions and reflections in the field of educational practices in the teaching of Humanities, exploring how Computational Thinking can contribute to the development of both digital and Cultural Competence, working with selected groups of elementary school students, by means of creating an educational product, thus developing an interactive supplementary book with suggestions for plugged and unplugged activities, related to Computational Thinking. The book was developed using a project-based methodology perspective (MUNARI, 2008). In order to provide this work with theoretical kowledge and empirical support, looking into the introduction of Computational Thinking at the elementary school education, a theoretical outreach was necessary, focusing on how knowledge is achieved and processed, based on Jean Piaget's Genetic Epistemology (2007) concept, as well as the learning process through the constructivist perspective proposed by Seymour Papert (1980). Using a qualitative approach of the case study type, the investigation utilized data collection instruments, such as: semi-structured group interviews, with elementary school classroom teachers, as well as the application and validation of the Educational Product, deriving from an extensive research carried out at a public school fifth-grade classroom. Through the proposal of a qualitative interpretation called the hermeneutic-dialectical method, the results of the investigation indicate that Computational Thinking, which is one of the core aspects of Computer Science, presents itself as a potential resource for creating cognitive procedures, capable of proposing new problems, understanding mathematical concepts, as well as developing social skills and new ways of using digital technologies, both critically and creatively.
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