Programa Eja integrada: o lúdico enquanto estratégia pedagógica para a formação humana de estudantes da Eja fundamental no curso de qualificação profissional
Dissertação de Mestrado
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional que assegura o direito à educação para jovens, adultos e idosos que tiveram suas trajetórias escolares interrompidas. Potencializar esse direito constitucional incorre em (re)pensar o Projeto Político-Pedagógico, em especial a partir do reconhecimento das especificidades desse segmento estudantil, assim como em refletir sobre as práticas docentes no sentido de possibilitar a formação humana. Este trabalho se insere na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e diz respeito à relevância da proposta de produção do conhecimento por meio do uso de estratégias pedagógicas pautadas por atividades lúdicas no processo formativo de estudantes da EJA no Curso de Qualificação Profissional FIC. No campo das discussões teóricas e conceituais, destacam-se as contribuições de autores clássicos e contemporâneos que fundamentam reflexões sobre a relação educação-trabalho na perspectiva da formação humana emancipatória. Como problematização, apresenta-se a seguinte pergunta: Como o lúdico pode contribuir com o processo de produção do conhecimento dialógico, compartilhado e emancipatório dos estudantes da EJA Fundamental no Curso de Qualificação Profissional circunscrito ao Programa EJA Integrada ofertado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Mariano Ferreira de Nazareth”, em Domingos Martins-ES? Na perspectiva dos recursos metodológicos adotados na busca da resposta à pergunta de pesquisa apresentada, foi definido o seguinte objetivo geral: Analisar a ludicidade, enquanto estratégia didático-pedagógica, para a formação humana de estudantes da EJA Fundamental no Curso de Qualificação Profissional denominado Agentes de Operações em Meios de Hospedagens, ofertado na Escola EMEFM “Mariano Ferreira de Nazareth”, em Domingos Martins-ES. Do ponto de vista metodológico, trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos, um estudo bibliográfico e documental, assim como de intervenção junto com os sujeitos envolvidos por meio da observação participante que nos possibilitou, quando na inserção ao campo, produzir, por meio da estratégia metodológica, a sistematização de experiências de todo o trabalho realizado durante o curso. A pesquisa tem como locus a Escola EMEFM “Mariano Ferreira de Nazareth”, localizada em Domingos Martins-ES e os sujeitos participantes são constituídos por docentes, estudantes e gestor. A partir da inserção ao campo da pesquisa, apresentamos como produto educacional dois videodocumentários que têm a pretensão de dar visibilidade às experiências realizadas por meio de encontros pautados por dinâmicas de grupo, oficinas, rodas de conversas, pesquisa e seminários avaliativos no contexto da produção do conhecimento dialógico, compartilhado e emancipatório.
ABSTRACT: A Educação de Jovens e Adultos (EJA)” or Youth and Adult Education (YAE) is an educational modality that ensures the right to education for young people, adults and the elderly who have had their school careers interrupted. Leveraging this constitutional right entails (re)thinking the Pedagogical Political Project, especially from the recognition of the specificities of this student segment, as well as reflecting on teaching practices in the sense of enabling human education. This work is part of the research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education and takes into consideration the relevance of the proposal of knowledge production through the use of pedagogical strategies guided by playful activities in the training process of EJA students in the Course of Professional Qualification FIC. In the field of theoretical and conceptual discussions, the contributions of classic and contemporary authors stand out as the basis for reflections on the education-work relationship in the perspective of emancipatory human education. Using the problematization methodology, the following question was presented: How can playful activities contribute to the production process of dialogical, shared and emancipatory knowledge of EJA Elementary students in the Professional Qualification Course enclosed in the EJA Integrated Program offered by the city elementary and high school “Mariano Ferreira de Nazareth”, in Domingos Martins-ES? From the perspective of the methodological resources adopted in the search for the answer to the presented research question, the following general objective was defined: To analyze the ludicity, as a didactic-pedagogical strategy, for the human education of students of the Elementary EJA in the Professional Qualification Course called Operations Agents in Lodging Means, offered at the EMEFM School “Mariano Ferreira de Nazareth”, in Domingos Martins-ES. From the methodological point of view, it is, therefore, a qualitative, exploratory and descriptive research; regarding the procedures, a bibliographical and documentary study, as well as an intervention with the subjects involved through participant observation that enabled us, when entering the field, to produce, through the methodological strategy, the systematization of experiences throughout the work performed during the course. The research has as its locus the EMEFM School “Mariano Ferreira de Nazareth”, located in Domingos Martins-ES and the participating subjects are made up of teachers, students and the manager. From the insertion in the field of research, we present as an educational product two video documentaries that intend to give visibility to the experiences carried out through meetings guided by group dynamics, workshops, conversation circles, research and evaluative seminars in the context of the production of the dialogic, shared and emancipatory knowledge.
RESUMEN: La educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad que asegura el derecho a la educación para jóvenes, adultos y personas de la tercera edad que han interrumpido su trayectoria escolar. Potencializar este derecho constitucional implica (re)pensar el Proyecto Político Pedagógico, especialmente a partir del reconocimiento de las especificidades de este segmento estudiantil, así como reflexionar sobre las prácticas docentes en el sentido de posibilitar la formación humana. Este trabajo se incluye en la línea de investigación Organización y Memorias de los Espacios Pedagógicos en la Educación Profesional y Tecnológica y trata sobre la relevancia de la propuesta de producción de conocimiento a través del uso de estrategias pedagógicas guiadas por actividades lúdicas en el proceso de formación de los estudiantes de la EJA en el Curso de Cualificación Profesional FIC. En el campo de las discusiones teóricas y conceptuales, se destacan los aportes de autores clásicos y contemporáneos como base para reflexiones sobre la relación educación-trabajo en la perspectiva de la formación humana emancipatoria. A modo de problematización, se plantea el siguiente interrogante: ¿De qué manera las actividades lúdicas pueden contribuir al proceso de producción de saberes dialógicos, compartidos y emancipatorios de los estudiantes de EJA Primaria en el Curso de Calificación Profesional circunscrito al Programa Integrado EJA ofrecido en la Escuela Municipal de Educación Primaria y Secundaria Mariano Ferreira de Nazareth”, en Domingos Martins-ES? Desde la perspectiva de los recursos metodológicos adoptados en la búsqueda de la respuesta a la pregunta de investigación planteada, se definió el siguiente objetivo general: Analizar la ludicidad, como estrategia didáctico pedagógica, para la formación humana de los estudiantes de educación Primária del EJA en el Curso de Calificación Profesional denominado Operaciones en Medios de Alojamiento, ofrecido en la Escuela EMEFM “Mariano Ferreira de Nazareth”, en Domingos Martins-ES. Desde el punto de vista metodológico, se trata, por tanto, de una investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva; en cuanto a los procedimientos, un estudio bibliográfico y documental, así como una intervención con los sujetos involucrados a través de la observación participante que nos permitió, cuando inserido en campo, producir, a través de la estrategia metodológica, la sistematización de experiencias de todo el trabajo realizado durante el curso. La investigación tiene como locus la Escuela EMEFM “Mariano Ferreira de Nazareth”, ubicada en Domingos Martins-ES y los sujetos participantes están compuestos por docentes, alumnos y gestor. A partir de la inserción en el campo de la investigación, presentamos como producto educativo dos video documentales que pretenden dar visibilidad a las experiencias realizadas a través de encuentros guiados por dinámicas de grupo, talleres, ruedas de conversación, seminarios investigativos y evaluativos en el contexto de la producción del saber dialógico, compartido y emancipatorio
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