Aprendizagem baseada em projetos na elaboração de protocolo de avaliação rápida e participativa para estudos e relatórios de impactos ambientais
tcc
RESUMO: O presente trabalho, como requisito para conclusão do curso de Pós-Graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), propõe uma intervenção pedagógica, para elaboração de um protocolo de avaliação rápida e participativa de zonas ripárias. Tal proposta foi elaborada para ser realizada em 11 semanas de aulas, distribuídas em três momentos: planejamento, desenvolvimento e produto final, de acordo com a metodologia ativa denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Essa prática pedagógica pode ser promissora como metodologia inovadora em Cursos Técnicos de Meio Ambiente dos Institutos Federais, promovendo o protagonismo e aprendizagem significativa dos estudantes em todas as etapas de elaboração de um protocolo de avaliação rápida e participativa de zonas ripárias, na disciplina chamada Estudo e Relatório de Impacto Ambiental. Após a revisão bibliográfica sobre ABP foi possível evidenciar a importância e necessidade de produções nessa área e tema de pesquisa, pois constatou-se que essa metodologia tem o potencial de trazer inúmeros benefícios tanto para a prática docente, quanto para o ensino-aprendizagem dos alunos, em um ambiente mais dinâmico e participativo, tais como: protagonismo, capacidade de resolução de problemas reais, criatividade, criticidade, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal. Assim, a ABP pode ser eficaz na promoção da aprendizagem significativa no ensino de Estudo e Relatório Ambiental. Diante disso, a expectativa é que a ABP seja promissora na busca por estudantes ativos e protagonistas na construção do conhecimento significativo. Sendo constatada a sua eficácia e utilidade dessa metodologia, ela poderá ser inserida ao plano de aula de disciplinas que abordam tal temática, bem como subsidiar práticas docentes em outras disciplinas e cursos.
ABSTRACT: The present work, as a requirement for the completion of the lato sensu Postgraduate course in Pedagogical Practices for Professional and Technological Education at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES), proposes a non-participatory pedagogical intervention for the elaboration of a quick and participatory assessment protocol for riparian zones. This proposal was designed to be carried out over 11 weeks of classes, divided into three phases, in order to develop the proposal presentation stages: planning, development, and final product, according to the the active learning methodology Project-Based Learning (PBL). This proposal is important as an innovative methodology in the Environmental Technician Course in Environmental integrated into High School, promoting the students' protagonism and meaningful learning in all development stages of a quick and participatory assessment protocol for riparian zones, within the discipline called Environmental Impact Study and Report. The literature review on PBL was based on academic works from 2014 to 2023, which allowed highlighting the importance and necessity of research in this area and theme, as it was found that this methodology has the potential to bring numerous benefits to both teaching practice and student learning in a more dynamic and participatory environment, such as: protagonism, problem-solving skills, creativity, critical thinking, teamwork, and interpersonal relationships. Thus, PBL can be effective in promoting meaningful learning in the teaching of Environmental Study and Report. Therefore, the expectation is that Project Based Learning will be promising in the search for active students and protagonists in the construction of significant knowledge. Once the effectiveness and usefulness in this methodology have been verified, it can be incorporated into the lesson plan of disciplines that address such themes, as well as support teaching practices in other disciplines and courses.
Redes Sociais