Uma proposta de aplicação da sala de aula invertida em uma turma de Mecânica I
tcc
RESUMO: As metodologias ativas de ensino têm ganhado cada vez mais destaque nas práticas educacionais ao redor do mundo e são caracterizadas por envolver o aluno de forma ativa e participativa no processo de aprendizagem. Dentre as metodologias desse grupo, a sala de aula invertida demonstra grande potencial em aprimorar a relação do estudante com esse processo e uma aplicabilidade interessante na disciplina escolhida. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de prática pedagógica sobre a sala de aula invertida na disciplina de Mecânica de um curso de engenharia, com o objetivo de incentivar os alunos a construir autonomia e responsabilidade nos estudos, e aumentar a motivação e o interesse pela disciplina. Para tal, é elaborada uma sequência didática de nove aulas, separada em cinco semanas ou momentos, seguindo os princípios dessa metodologia. Cada um desses momentos se inicia com o professor disponibilizando material para que os alunos estudem em ambiente extraclasse, culminando em aulas presenciais nas quais, inicialmente ocorre uma breve discussão dos principais tópicos e em seguida os alunos resolverão exercícios em grupos, propostos pelo professor. O último momento será a aplicação de uma prova escrita individual. Serão coletados os dados de índice de frequência e desempenho na prova, que servirão para avaliar o cumprimento dos objetivos de motivação e aprendizado dos alunos. Para melhor analisar o impacto da aplicação dessa metodologia, será proposto um questionário a ser aplicado aos alunos na conclusão da prática pedagógica, de forma a coletar suas opiniões sobre o método. Espera-se que os dados coletados com o questionário possibilitem ao professor entender a percepção dos alunos sobre a metodologia, seus pontos fortes e fracos, e onde ele poderá atuar para tornar a experiência cada vez melhor.
ABSTRACT: Active learning methodologies have gained increasing prominence in educational practices around the world and are characterized by involving the student in the learning process in an active and participatory way. Among the methodologies of this group, the flipped classroom demonstrates great potential in improving the student's relationship with this process and an interesting applicability in the chosen discipline. Thus, this work presents a proposal for a pedagogical practice on the flipped classroom in the discipline of Mechanics in an engineering course, with the aim of encouraging students to build autonomy and responsibility in their studies, and to increase motivation and interest in the discipline. To this end, a didactic sequence of nine classes is elaborated, separated into five weeks or moments, following the principles of this methodology. Each of these moments begins with the teacher providing material for students to study in an extra-class environment, culminating in face-to-face classes in which, initially, there is a brief discussion of the main topics and then students solve exercises in groups, proposed by the teacher. The last moment will be the application of an individual written test. Data on class attendance and performance in the test will be collected, which will be used to evaluate the fulfillment of the objectives of student's learning and motivation. To better analyze the impact of applying this methodology, a questionnaire will be proposed to be applied to students at the conclusion of the pedagogical practice, in order to collect their opinions about the method. It is expected that the data collected with the questionnaire will enable the teacher to understand the student's perception of the methodology, its strengths and weaknesses, and where he can act to make the experience even better.
Redes Sociais