dc.contributor.advisor | Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de | |
dc.contributor.author | Martins, Filipe Soares | |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T16:44:09Z | |
dc.date.available | 2023-09-26T16:44:09Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Filipe Soares. Mestre dos grafos : uma possibilidade educacional baseada no conceito de gamificação para auxílio à aprendizagem da teoria dos grafos. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Vila Velha, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3687 | |
dc.description.abstract | Nos dias atuais, com a popularização de dispositivos como computadores e smartphones, os
jogos se destacam como uma alternativa para apoio ao processo de aprendizagem de conteúdos
escolares. Uma das áreas que tem se beneficiado desse tipo de possibilidade é a Matemática.
Seja na modelagem ou na resolução de problemas reais, o uso de jogos eletrônicos pode se
tornar uma ponte para novos conhecimentos. Por essa perspectiva, a aprendizagem da teoria
dos grafos se torna parte fundamental para formação educacional em face das possibilidades de
aplicação no mundo real. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o potencial
de um jogo digital online como produto educacional, baseado nos conceitos de gamificação,
para a aprendizagem da teoria dos grafos, utilizando o processo de coloração dos grafos. Foram
adotadas como método as pesquisas metodológica e aplicada, bem como as pesquisas
bibliográfica, documental e de campo, sendo aplicados pré-testes e pós-testes a 25 alunos do
Senai-ES, com o intuito de estudar os conhecimentos prévios e conquistados após a utilização
do aplicativo desenvolvido, além de um questionário sobre a percepção destes a respeito do
produto educacional. A tabulação e análise dos dados indicou que após o contato com jogo, por
meio dos resultados do pós-teste, os participantes apresentaram indícios de aprendizagem da
teoria dos grafos, com relação funções, estruturas, características e aplicações. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nowadays, with the popularization of devices such as computers and smartphones, games stand
out as an alternative to support the learning process of school content. One of the areas that has
benefited from this type of possibility is mathematics. Whether in modeling or solving real
problems, the use of electronic games can become a bridge to new knowledge. From this
perspective, learning graph theory becomes a fundamental part of educational training in view
of the possibilities of application in the real world. In this sense, this research aims to evaluate
the potential of an online digital game as an educational product, based on gamification
concepts, for learning graph theory, using the graph coloring process. As a methodological
procedure the methodological and applied research were used, as well as bibliographic,
documental, and field research. Pre-tests and post-tests were applied to 25 students at SenaiES, in order to study their previous knowledge and the knowledge gained after using the
developed application, as well as a questionnaire about their perception of the educational
product. The tabulation and analysis of the data indicated that after the contact with the game,
through the results of the post-test, the participants showed signs of learning about graph theory,
regarding functions, structures, characteristics and applications.
Keywords: Educational technologies. Gamification. Mathematics learning. Graph theory. | pt_BR |
dc.format.extent | 72 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos grafos | pt_BR |
dc.title | Mestre dos grafos : uma possibilidade educacional baseada no conceito de gamificação para auxílio à aprendizagem da teoria dos grafos | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lorenzoni, Luciano Lessa | |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1832731468178359 | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Tecnologias educacionais e recursos didáticos no contexto da educação em ciências | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Pires, Poliana Daré Zampirolli | |
dc.contributor.member | Junior, Geraldo Bull da Silva | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4072-0953 | pt_BR |
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