O ENSINO DE GRUPOS SANGUÍNEOS A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
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ensino de genética nas séries finais do ensino fundamental II é marcado pela abstração de conteúdo, dificuldade de entendimento e assimilação por parte dos educandos, desencadeando desinteresse e prejudicando o processo de ensino- aprendizagem. O ensino de grupos sanguíneos também acaba ocorrendo da mesma forma. Visando a relevância social do entendimento sobre grupos sanguíneos no cotidiano dos estudantes, buscou-se utilizar a metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) como proposta para facilitar o processo de ensino- aprendizagem, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente, interessante e motivador, fazendo com que os educandos sejam capazes de compreender os principais conceitos referentes a este conteúdo de forma protagonista. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso. Para realizar coleta de dados utilizou-se a ficha de monitoramento da (ABRP) e preenchimento dequestionários. Os dados foram analisados e agrupados em Conteúdos Conceituais Mínimos (CCM), Conteúdos Conceituais Adicionais (CCA) e Conteúdos Atitudinais.A aplicação da metodologia despertou grande entusiasmo e motivação dos alunos durante a aula prática, na qual os educandos desenvolveram novas competências e valores entrando em contato com o fazer científico, levantando hipóteses, evidências e propondo soluções.
The teaching of genetics in the final grades of elementary school II, is marked by the abstraction of content, difficulty in understanding and assimilation by students, triggering disinterest and harming the teaching-learning process. The teaching of blood groups also ends up happening in the same way. Aiming at the social relevance of this blood group theme, which is closely related to the students' daily lives, we sought to use the Problem Solving Based Learning (ABRP) methodology asa proposal to facilitate the teaching-learning process, making the learning process of the blood groups theme blood tests more efficient, interesting and motivating, with students being able to understand the main concepts related to this content and making them protagonists of their knowledge. It was a qualitative and quantitative case study research. To carry out data collection, the ABRP monitoring form was used and questionnaires were completed. Data were analyzed and grouped into Minimum Conceptual Content (MCC), Additional Conceptual Content (CCA) and Attitudinal Content. The application of the methodology aroused great enthusiasm and motivation from the students during the practical class, where the students developed new skills and values by getting in touch with scientific work, raising hypotheses, evidence and proposing solutions.
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