O uso de tecnologias educacionais digitais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na EPT
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Resumo: A educação profissional e tecnológica (EPT), prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como uma modalidade educacional, tem como objetivo principal a preparação para o exercício profissional e é parte do direito à educação e do direito ao trabalho. Entre as metodologias de ensino utilizadas na EPT, as tecnologias educacionais digitais possuem destaque, visto que são consideradas como o suporte contemporâneo para disseminação da informação e do conhecimento. Importante destacar que a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil possui congruência com uma proposta de desenvolvimento de competências e habilidades, relacionadas às necessidades, às possibilidades e aos interesses dos estudantes, bem como aos desafios da sociedade atual. Assim, as habilidades socioemocionais se inserem diretamente no contexto educacional brasileiro. No âmbito da Psicologia, o conceito de habilidade socioemocional se vincula aos repertórios de comportamentos envolvidos nas relações interpessoais e se conecta com a maneira como as pessoas percebem, sentem e se expressam nas interações com os outros. Nesse sentido, compreende-se que as habilidades socioemocionais desempenham um papel importante nos processos de ensino e aprendizagem e que seu desenvolvimento tem um impacto positivo também nas relações interpessoais. Diante desse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar as possibilidades e contribuições do uso de tecnologias educacionais digitais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na EPT, presentes nas publicações dos repositórios dos Institutos Federais brasileiros, apresentando estratégias metodológicas que contemplem tais características. Os resultados indicaram a ausência de publicações que relacionam o uso das tecnologias educacionais digitais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a EPT, sugerindo a existência de uma lacuna na construção do conhecimento sobre o tema. Por fim, foi apresentada uma proposta de prática pedagógica com o intuito de contribuir para a resolução dos problemas identificados. Sugere-se que em estudos futuros propostas como a apresentada possam ser implementadas e avaliadas nos espaços formativos.
Abstract: Professional and Technological Education (EPT), provided for in the National Education Guidelines and Bases Law (LDB) as an educational modality, has as its main objective the preparation for professional practice and is part of the right to education and the right to work. Among the teaching methodologies used in EPT, digital educational technologies stand out, as they are considered a contemporary support for the dissemination of information and knowledge. It is important to highlight that the National Common Curricular Base for Basic Education in Brazil is congruent with a proposal for developing skills and abilities, related to the needs, possibilities and interests of students, as well as and the challenges of today's society. Thus, socio-emotional skills are directly inserted in the Brazilian educational context. Within the scope of Psychology, the concept of socio-emotional ability is linked to the repertoires of behaviors involved in interpersonal relationships and is connected with the way people perceive, feel and express themselves in interactions with others. In this sense, it is understood that socio-emotional skills play an important role in the teaching and learning processes and that their development also has a positive impact on interpersonal relationships. Given this context, the objective of the present study was to analyze the possibilities and contributions of the use of digital educational technologies for the development of socio-emotional skills in EPT, present in the publications of the repositories of the Brazilian Federal Institutes, presenting methodological strategies that contemplate such characteristics. Results indicated the absence of publications that relate the use of digital educational technologies for the development of socio-emotional skills and EPT, suggesting the existence of a gap in the construction of knowledge on the subject. Finally, a proposal for a pedagogical practice was presented with the aim of contributing to the resolution of the identified problems. It is suggested that in future studies proposals such as the one presented can be implemented and evaluated in training spaces.
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