A educação ambiental mediada por ferramentas didáticas no município de Macaé, Rio de Janeiro: um levantamento bibliográfico
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A partir dos meados da década de 1970, a cidade de Macaé, situada no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, passou por drásticas mudanças sociais e ambientais devido a introdução da economia do petróleo. Neste cenário, a relação sociedade-natureza tornou-se objeto de estudo de diversas pesquisas científicas. Em especial, a educação ambiental (EA) assume um papel fundamental, proporcionando um amplo campo epistemológico para a pesquisa científica sobre os saberes, valores e experiências que afetam a construção do sujeito ecológico, percepção ambiental, crise e sustentabilidade. Nesta pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico no período compreendido entre 2015 e 2022 sobre a produção de pesquisa envolvendo educação ambiental mediada por ferramentas didáticas no município de Macaé. Foram identificados 17 trabalhos que discutiram a educação ambiental guiada por ferramentas didáticas em diferentes níveis e modalidades de ensino. A EA mostrou-se um importante instrumento pedagógico no processo de ensino-aprendizagem para promover o protagonismo do aluno e a construção do pensamento crítico sobre as questões socioambientais. No entanto, observou-se a ausência da temática no ensino infantil e no ensino médio. Isso configura um locus para o desenvolvimento de futuros trabalhos que envolvam esse público.
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