dc.contributor.advisor | Castor, Katia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Traba, Abner Alexandre Coimbra | |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T20:24:13Z | |
dc.date.available | 2023-09-20T20:24:13Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | O ensino na educação infantil e nos anos iniciais e as relações étnico-raciais : contribuições docentes para a desnaturalização do racismo. 2023. 148f. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3673 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Este projeto está vinculado à linha de pesquisa Formação de professores do
Programa de Pós-Graduação no Ensino de Humanidades que pretende contribuir
para o ensino da Educação das relações étnico-raciais em uma escola pública de
Educação Infantil do município de Linhares – ES. O Objetivo geral é refletir como os
conceitos de racismo, preconceito e discriminação racial podem contribuir para a
desnaturalização do racismo na escola por meio da educação das relações
étnico-raciais. A pesquisa tem como referencial teórico a Lei 10.639/2003 que
aponta questões da História e da Cultura Afro-brasileira como fundamentação para a
educação das relações étnico-raciais. Fundamenta-se também a partir dos estudos
de teóricos como Abdias Nascimento (1980) para discutir a história do negro e o
conceito de racismo, Nilma Lino Gomes (2017) e Kabengele Munanga (2005) que
discutem os conceitos de raça, etnia e estratégias para combate ao racismo, e Silvio
de Almeida (2020) que traz o conceito de meritocracia e racismo estrutural. Optou-se
pela pesquisa-ação em Thiollent (2007) e a perspectiva emancipatória de Educação
em Paulo Freire (1996). Como instrumentos metodológicos, optou-se por
questionários e rodas de conversas o que foi bastante acertivo para problematizar
temas como racismo, preconceito, discriminação racial e a naturalização como estes
assuntos têm sido tratados por professores em âmbito escolar, em nosso caso, no
CEIM “Jocafe”, lócus de pesquisa que demonstrou que realmente há uma
necessidade do Erer em seu curriculo. O Produto Educativo foi produzido durante a
formação continuada. Trata-se de um Guia didático em formato de e-book sobre os
temas relacionados ao Erer e foi construído a várias mãos, não como algo imposto,
mas criado com e não para o professor e teve como principal objetivo mostrar ao
professor que ele pode sim ir muito além do que lhe é permitido dentro de uma
educação Anti-racista, trabalhando com a Lei 10.639/2003, no sentido de divulgar e
disseminar a Cultura Afro-brasileira e Africana. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
This project is linked to the line of research Teacher Training of the Graduate
Program in Humanities Teaching, which intends to contribute to the teaching of
Education of ethnic-racial relations in a public school of Early Childhood Education in
the city of Linhares - ES. The general objective is to reflect on how the concepts of
racism, prejudice and racial discrimination can contribute to the denaturalization of
racism at school through the education of ethnic-racial relations. The research has
Law 10.639/2003 as a theoretical reference, which points to issues of Afro-Brazilian
History and Culture as a foundation for the education of ethnic-racial relations. It is
also based on the studies of theorists such as Abdias Nascimento (1980) to discuss
the history of black people and the concept of racism, Nilma Lino Gomes (2017) and
Kabengele Munanga (2005) who discuss the concepts of race, ethnicity and
strategies to combat racism, and Silvio de Almeida (2020) who brings the concept of
meritocracy and structural racism. We opted for action research in Thiollent (2007)
and the emancipatory perspective of Education in Paulo Freire (1996). As
methodological instruments, questionnaires and conversation circles were chosen,
which were very successful in problematizing themes such as racism, prejudice,
racial discrimination and the naturalization of how these matters have been dealt with
by teachers in the school environment, in our case, at CEIM” Jocafe”, research locus
that demonstrated that there really is a need for Erer in your curriculum. The
Educational Product was produced during continuing education. It is a didactic guide
in e-book format on topics related to Erer and was built by several hands, not as
something imposed, but created with and not for the teacher and its main objective
was to show the teacher that he can rather go far beyond what is allowed within an
Anti-racist education, working with Law 10.639/2003, in the sense of publicizing and
disseminating Afro-Brazilian and African Culture. | pt_BR |
dc.format.extent | 148 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Racismo – Educação | pt_BR |
dc.subject | Discriminação racial | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental – Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino infantil – Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Humanidades | pt_BR |
dc.title | O ensino na educação infantil e nos anos iniciais e as relações étnico-raciais : contribuições docentes para a desnaturalização do racismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado em Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Castor, Katia Gonçalves | |
dc.contributor.member | Caprini, Aldieris Braz Amorim | |
dc.contributor.member | França, Marileide Gonçalves | |
Redes Sociais