Show simple item record

O ensino na educação infantil e nos anos iniciais e as relações étnico-raciais : contribuições docentes para a desnaturalização do racismo

dc.contributor.advisorCastor, Katia Gonçalves
dc.contributor.authorTraba, Abner Alexandre Coimbra
dc.date.accessioned2023-09-20T20:24:13Z
dc.date.available2023-09-20T20:24:13Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationO ensino na educação infantil e nos anos iniciais e as relações étnico-raciais : contribuições docentes para a desnaturalização do racismo. 2023. 148f. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3673
dc.description.abstractRESUMO: Este projeto está vinculado à linha de pesquisa Formação de professores do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Humanidades que pretende contribuir para o ensino da Educação das relações étnico-raciais em uma escola pública de Educação Infantil do município de Linhares – ES. O Objetivo geral é refletir como os conceitos de racismo, preconceito e discriminação racial podem contribuir para a desnaturalização do racismo na escola por meio da educação das relações étnico-raciais. A pesquisa tem como referencial teórico a Lei 10.639/2003 que aponta questões da História e da Cultura Afro-brasileira como fundamentação para a educação das relações étnico-raciais. Fundamenta-se também a partir dos estudos de teóricos como Abdias Nascimento (1980) para discutir a história do negro e o conceito de racismo, Nilma Lino Gomes (2017) e Kabengele Munanga (2005) que discutem os conceitos de raça, etnia e estratégias para combate ao racismo, e Silvio de Almeida (2020) que traz o conceito de meritocracia e racismo estrutural. Optou-se pela pesquisa-ação em Thiollent (2007) e a perspectiva emancipatória de Educação em Paulo Freire (1996). Como instrumentos metodológicos, optou-se por questionários e rodas de conversas o que foi bastante acertivo para problematizar temas como racismo, preconceito, discriminação racial e a naturalização como estes assuntos têm sido tratados por professores em âmbito escolar, em nosso caso, no CEIM “Jocafe”, lócus de pesquisa que demonstrou que realmente há uma necessidade do Erer em seu curriculo. O Produto Educativo foi produzido durante a formação continuada. Trata-se de um Guia didático em formato de e-book sobre os temas relacionados ao Erer e foi construído a várias mãos, não como algo imposto, mas criado com e não para o professor e teve como principal objetivo mostrar ao professor que ele pode sim ir muito além do que lhe é permitido dentro de uma educação Anti-racista, trabalhando com a Lei 10.639/2003, no sentido de divulgar e disseminar a Cultura Afro-brasileira e Africana.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This project is linked to the line of research Teacher Training of the Graduate Program in Humanities Teaching, which intends to contribute to the teaching of Education of ethnic-racial relations in a public school of Early Childhood Education in the city of Linhares - ES. The general objective is to reflect on how the concepts of racism, prejudice and racial discrimination can contribute to the denaturalization of racism at school through the education of ethnic-racial relations. The research has Law 10.639/2003 as a theoretical reference, which points to issues of Afro-Brazilian History and Culture as a foundation for the education of ethnic-racial relations. It is also based on the studies of theorists such as Abdias Nascimento (1980) to discuss the history of black people and the concept of racism, Nilma Lino Gomes (2017) and Kabengele Munanga (2005) who discuss the concepts of race, ethnicity and strategies to combat racism, and Silvio de Almeida (2020) who brings the concept of meritocracy and structural racism. We opted for action research in Thiollent (2007) and the emancipatory perspective of Education in Paulo Freire (1996). As methodological instruments, questionnaires and conversation circles were chosen, which were very successful in problematizing themes such as racism, prejudice, racial discrimination and the naturalization of how these matters have been dealt with by teachers in the school environment, in our case, at CEIM” Jocafe”, research locus that demonstrated that there really is a need for Erer in your curriculum. The Educational Product was produced during continuing education. It is a didactic guide in e-book format on topics related to Erer and was built by several hands, not as something imposed, but created with and not for the teacher and its main objective was to show the teacher that he can rather go far beyond what is allowed within an Anti-racist education, working with Law 10.639/2003, in the sense of publicizing and disseminating Afro-Brazilian and African Culture.pt_BR
dc.format.extent148 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectRacismo – Educaçãopt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental – Relações étnicaspt_BR
dc.subjectEnsino infantil – Relações raciaispt_BR
dc.subjectHumanidadespt_BR
dc.titleO ensino na educação infantil e nos anos iniciais e as relações étnico-raciais : contribuições docentes para a desnaturalização do racismopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado em Ensino de Humanidades
dc.contributor.memberCastor, Katia Gonçalves
dc.contributor.memberCaprini, Aldieris Braz Amorim
dc.contributor.memberFrança, Marileide Gonçalves


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record